Rovanperä domina o dia no Kenya e assume a liderança do Rally

O atual campeão venceu todas seis especiais desta sexta-feira

A falta de confiabilidade dos Hyundai i20 N Rally1, como já temiam pilotos e equipe, ajudaram o finlandês Kalle Rovanperä (Toyota GR Yaris Rally1) a não somente vencer todas especiais desta sexta-feira, bem como agora figurar como líder na classificação geral com quase um minuto de vantagem sobre o galês Elfyn Evans (Toyota GR Yaris Rally1).

Hoje a chuva que alguns esperavam acabou não caindo na 72ª edição do Kenya Safari Rally, mas se ontem a Hyundai vinha de uma dobradinha na super especial, hoje os três carros da montadora coreana, acabaram falhando em algum momento. O líder do campeonato, o belga Thierry Neuville, teve um furo no pneu traseiro direito, um amortecedor danificado e parte da carroceria danificada, logo na terceira especial do dia.

Esapekka Lappi e Ott Tänak, que vinham se revesando na segunda posição nas especiais no encalço de Rovanperä, acabaram abandonando na parte da tarde. Tänak na especial 7 (Kedong 2) bateu em uma pedra e acabou quebrando a caixa de direção.

Já Esapekka Lappi teve a caixa de câmbio quebrada. Primeiro o finlandês reportou que estava somente com tração traseira, mas logo em seguida a tração dianteira também parou, e ele não conseguia mais engatar nenhuma marcha.

Na parte da tarde Elfyn Evans vinha evoluindo, e ajudado pelo problemas de Tänak e Lappi, subiu de sexto para segundo na calassificação geral. Thierry Neuville, ainda tem possibilidades de brigar pelo pódio, já que vem na quarta colocação, a 6s5 do japonês Takamoto Katsuta.

O francês Adrien Fourmaux (Ford Puma Rally1) vem em uma confortável quinta posição, com quase dois minutos de vantagem para seu companheiro na equipe M-Sport, o luxemburguês Gregoire Munster. A WRC2 tem a liderança do britânico Gus Greensmith (Skoda Fabia RS Rally2), e a 3m17 atrás aparece o grego Jourdan Serderides com o terceiro Ford Puma da M-Sport.

Kajetan Kajetanowicz (Skoda Fabia RS Rally2) é o nono, e Oliver Solberg com outro Skoda Fabia completa os dez primeiros. Solberg era para estar brigando diretamente com Greensmith, mas dois furos de pneus esta manhã atrapalharam o sueco..

Amanhã o dia promete ser torturante para todos, já que serão mais seis especiais, mas com um total de mais de 150 km de trechos etremamente duros, inclusive com duas passagens pela especial de Sleeping Warrior (36,08 km).

Resultado do Safari Rally Kenya após 7 especiais
1 Kalle Rovanperä/Jonne Hultunnen (Toyota GR Yaris Rally1) 
2 Elfyn Evans/ Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1) +56s9
3 Takamoto Katsuta/ Aaron Johnton (Toyota GR Yaris Rally1) +1m00s89
4 Thierry Neuville/ Martjin Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1) + 1m07s3
5 Adrien Fourmaux/ Alexandre Coria (Ford Puma Rally1) +1m46s6
6 Gregoire Munster/ Louis Luka (Ford Puma Rally1) +3m3s2
7 Gus Greensmith/ Jonas Anderson (Skoda Fabia RS Rally2) +6m51s3 (WRC2)
8 Jourdan Serderides/ Frédéric Micloute (Ford Puma Rally10 + 9m11s7
9 Kajetan Kajetanovicz/ Maciej Czczepaniak (Skoda Fabia RS Rally2 ) + 10m1s3 (WRC2)
10 Oliver Solverg/  Elliott Edmondson (Skoda Fabia RS Rally2) +10m28s8 (WRC2)

Fotos - Honza Fronek

 

Related Articles

Thierry Neuville é o primeiro líder no Kenya Safari Rally de 2024

Rovanperä vai correr também o Safari Kenya Rally 2024

Puntataco Motorsport

Bem vindos ao site Puntataco, seu canal de informações com tudo o que acontece no mundo motorsport.

O site é a continuação do trabalho iniciado a quase três décadas do extinto site Pitstop. Estamos completando 15 anos com nossa nova formação e nomenclatura trazendo para você o melhor do automobilismo.