Após a super especial Kasarani, a única atividade desta quinta-feira, o belga Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1) lidera a prova em solo africano. A especial de 4.84 km foi disputada com muita poeira e alguma lama, e o carro da montadora coreana nas mãos de Neuville completou o percurso em 3m19s9, com o estoniano Ott Tänak com outro Hyundai vindo a 0s1 atrás.
Deste modo a equipe comandada por Cyril Abiteboul no momento está com uma dobradinha liderando a prova, e o atual campeão da modalidade, Kalle Rovanperä (Toyota GR Yaris Rally1) é o terceiro, a 0s8 de Neuville.
Apesar o início extremamente promissor, Neuville e Tänak se preocupam com o desenvolver da prova. Neuville primeiro da dificuldade de abrir as trilhas, e depois pela falta de confiabilidade do i20 N Rally1 desde sua estreia. O principal objetivo de Neuville será manter o ritmo, e não perder tempo para seus principais perseguidores.
“Meus dedos estão cruzados para que superemos este momento sem quaisquer problemas técnicos, problemas ou erros. Sinto-me bem no carro, por isso é sempre bom começar o rali assim”, disse o belga, que lidera o Mundial.
Atrás de Rovanperä, surge outro Toyota, desta vez o do japonês Takamoto Katsuta, a somente um décimo do finlandês. Esapekka Lappi (Hyundai), que venceu o Rally da Suécia, é o quinto na classificação provisória.
O britânico Elfyn Evans (Toyota), que está na vice-liderança do campeonato, não começou bem a prova, e com uma condução bastante comedida não passou do sexto neste início da competição. Os Ford Puma da equipe M-Sport, ficaram respectivamente em sétimo e nono lugares, com Andrien Fourmaux a mais de dois segundos do topo.
Entre os dois carros da Ford surge o primeiro WRC2, com o britânico Gus Greensmith ao volante do seu Skoda Fabia RS Rally2 da Toksport WRT.
Gregoire Munster foi o nono, precedendo outro Skoda da WRC2, este nas mãos de Oliver Solberg. A especial de Kasarani foi marcada ainda pela espetacular capotagem de Samman Singh Vohra. O queniano e seu navegador, o compatriota Alfir Khan, felizmente sairam ileso do cockpit do Skoda Fabia Rally2.
Classificação provisória do Kenya Safari Rally
1 Thierry Neuville/ Martjin Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1)
2 Ott Tänak/ Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1) +0s1
3 Kalle Rovanperä/Jonne Hultunnen (Toyota GR Yaris Rally1) +0s8
4 Takamoto Katsuta/ Aaron Johnton (Toyota GR Yaris Rally1) +0s9
5 Esapekka Lappi/ Janne Ferm (Hyundai i20 N Rally1) +1s5
6 Elfyn Evans/ Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1) +1s7
7 Adrien Fourmaux/ Alexandre Coria (Ford Puma Rally1) +2s2
8 Gus Greensmith/ Jonas Anderson (Skoda Fabia RS Rally2) +6s6 (WRC2)
9 Gregoire Munster/ Louis Luka (Ford Puma Rally1) +8s6
10 Oliver Solverg/ Elliott Edmondson (Skoda Fabia RS Rally2) +9s4 (WRC2)
Foto - Honza Fronek