Ogier toma a segunda posição de Sesks
O finlandês Kalle Rovanperä (Toyota GR Yaris Rally1), que chegou ao número de 200 estágios vencidos no WRC, segue firme na ponta no Tet Rally Latvia 2024, agora com mais de 42 segundos de vantagem sobre o companheiro de equipe, o octacampeão Sebastien Ogier, que tirou o letão Martins Sesks (Ford Pulla Rally) da segunda posição.
Rovanbperä, atual campeão do WRC, ampliou ainda mais a sua vantagem sobre a concorrência, principalmente após Ogier, se livrar do ídolo local, e grata revelação da equipe M-Sport, Martins Sesks. Rovanperä simplesmente venceu seis das oito especiais deste sábado, fechando o dia com 42s5 devantagem sobre o francês, e 47s2 de vantagem sobre o letão.
Ogier, que ainda não está 100% após o acidente rodoviário sofrido no levantamento para o Rally da Polônia, tomou a posição de Sesks na terceira especial do dia (Ïvane), venceu a de Dinsdurbe na parte da tarde, e tem 4s7 sobre Sesks. O letão por sua vez mostra que é realmente um adversário difícil, e estreando a bordo de um carro híbrido, já que na Polônia competiu com um Puma não híbrido, vem mantendo uma impressionante constância, principalmente se com o francês Adrien Fourmaux, muito mais experiente e com um carro igual, vem na quinta colocação.
O estoniano Ott Tänak (Hyundai i20N Rally') ocupa a quarta colocação na classificação geral, à frente de Fourmaux, e do vice-líder no campeonato, o galês Elfyn Evans (Toyota GR Yaris Rally1). O fato inusitado com Evans, foi ele ter atropelado um dos pórticos infláveis do rally na segunda passagem pela especial de Vecpils.
Logo atrás vinha Tänak, que teve seu Hyundai totalmente coberto pelo inflável, que parecia uma capa sobre o carro. Tänak foi obrigado a parar já que ficou completamente sem visibilidade, e por sua vez bloqueou os carros de Adrien Fourmaux e Takamoto katsuta (Toyota FR Yaris Rally1) que vinham logo atrás.
A direção de prova terminou atribuindo um tempo aos três carros, devido a interrupção. Tänak ainda bateu na última especial em Liepaja, mas a colisão com um frado de feno acabou lhe causando somente dados estéticos.
Katsuta encerrou do dia em sétimo, seguido por Thierry Neuville. Neuville que lidera o Mundial, está muito distante dos líderes, e quer tentar somar o máximo de pontos no Super Domingo, para seguir liderando o campeonato. Esapekka Lappi (Hyundai i20N Rally1) e Gregoire Munster (Ford Puma Rally1) fecham os dez primeiros.
Na WRC2, o sueco Oliver Solberg (Skoda Fabia RS Rally2) segue liderando, com folga sobre Mikko Heikkilä (Toyota GR Yaris Rally2).
Resultado após 16 especiais
1 Kalle Rovanperä/ Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1)
2 Sebastien Ogier/ Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1) +42s5
3 Martins Sesks / Francis Renard (Ford Puma Rally1) +47s2
4 Ott Tanak/ Marrtjin Jarveoja (Hyundai i20N Rally1) +1m08s0
5 Adrien Fourmaux/ Alexandre Coria (Ford Puma Rally1) +1n16s4
6 Elfyn Evans/ Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1) +1m34s3
7 Takamoto Katsuta/ Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1) +1m46s0
8 Thierry Neuville/ Martijn Wydaeghe (Hyundai i20N Rally1) + 2m33s9
9 Esapekka Lappi/ Jane-Ferm (Hyundai i20N Rally1) + 3m11s1
10 Gregoire Munster/ Louis Louka (Ford Puma Rally1) + 3m40s9
11 Oliver Solberg/ Elliot Edmondson (Skoda Fabia WRC2) +6m43s7 (WRC2)
Foto - Honza Fronek