Toyota vai em busca de recuperação, Rovanperä disputa mais uma prova, e Lappi também está confirmado
Vamos para terceira etapa da temporada 2024 do WRC (World Rally Championship - Campeonato Mundial de Rally), e quando todos esperavam que a Toyota estivesse mais uma vez dominando, a montadora japonesa está zerada, tendo sido derrotada duas vezes pela Hyundai.
O belga Thierry Neuville venceu na abertura do ano no Rally de Monte Carlo, e o finlandês Esapekka Lappi venceu na Suécia. Depois do domínio dos dois últimos anos de Kalle Rovanperä e da Toyota Gazoo Racing, se esperava mais que apenas dois segundos lugares dos comandados de Jari-Matta Latvala.
A Toyota espera que o Safari Kenya Rally seja o ponto de virada, já que desde o retorno da prova africana ao calendário em 2021 foram somente vitórias para o Toyota Yaris, sendo as duas últimas com o modelo híbrido Toyota GR Yaris Rally1. A equipe nipônica virá com força total, contando com seus dois titulares: Elfyn Evans e Takamoto Katsuta, e o reforço do bicampeão Kalle Rovanperä, que está fazendo uma temporada parcial este ano.
Rovanperä é considerado um dos fortes candidatos à vitória, juntamente com seu naveador Jonne Halttunen, inclusive a dupla venceu a edição de 2022 da prova.
A Hyundai por sua vez terá novamente o finlandês Esapekka Lappi ao volante de um dos Hyundai i20 N Rally1, já que está fazendo uma temporada parcial e divide o carro com o espanhol Dani Sordo. O belga Thierry Neuville lidera o campeonato, tentando finalmente conquistar seu primeiro título, e Ott Tänak, ocupa a quinta colocação no campeonato, seguido por Lappi.
Já para os lados da M-Sport, será a primeira vez no ano que a formação de Malcolm Wilson contará com três Ford Puma Rally1 em ação. No Kenya os pilotos Adrien Fourmaux, e Gregoire Munster terão a companhia do grego Jourdan Serderidis.
A 72ª edição do Safari kenya Rally acontece entre os dias 28 a 31 de março.