Diferentemente das duas primeiras sessões de treinos livres no Circuit Gilles Villeneuve (Canadá), a chuva não se fez presente. Todos foram à pista para aproveitar ao máximo os ensaios com pneus para pista seca.
Logo no começo o chinês Guanyu Zhou (Stake-Sauber) voltou a cometer um erro, rodou na saída dos boxes, bateu e causou bandeira vermelha. Zhou via rádio declarou não entender oque havia ocorrido, mas pela imagens foi possível ver que ele acelerou cedo na saída da curva 3, e com os pneus ainda abaixo da temperatura ideal acabou rodando.
O treino foi completamente dominado pelas Mercedes, com o heptacampeão Lewis Hamilton dominando a sessão. Hamilton estabeleceu a melhor volta com o tempo de 1m12s549.
George Russell chegou a duelar pela posição com Hamilton, e em determinado momento era o mais veloz, e no final ficou em terceiro a 0s408 do companheiro de equipe. Max Verstappen (Red Bull), que desde ontem vem sofrendo com o comportamento do RB 20, no final da sessão conseguiu dar uma ótima volta, e ficou com o segundo melhor tempo (1m12s923).
Nesta última tentativa Verstappen chegou a bater as rodas no "muro dos Campeões).
Ótimo trabalho do canadense Lance Stroll, colocando seu Aston Martin em quarto na folha de tempos, à frente da McLaren de Oscar Piastri. Daniel Ricciardo (Racing Bulls) deu uma resposta a Jacques Villeneuve, que o criticou e declarou que não sabe o motivo do australiano ainda estar na F1.
Ricciardo ficou com o sexto melhor tempo, tendo ficado em grande parte da sessão em terceiro lugar. Lando Norris (McLaren) foi o sétimo, seguido por Fernando Alonso (Aston Martin).
Sergio Pérez que foi escolhido pela Red Bull para andar com tanque cheio na sessão, reclamou que o carro não conseguia temperatura nos pneus, e ficou com a nona colocação. A Ferrari parece também ter problemas, já que Charles Leclerc foi somente o nono, e Saiz o 12º.
As reclamações dos pilotos por muitos pilotos diminuindo muito a velocidade se fez notar, quando Logan Sargeant (Williams) para evitar uma batida antes da curva da entrada dos boxes, precisou colocar duas rodas sobre a grama.
Antes Sargeant já havia sido atrapalhado por Hamilton. Alex Albon (Williams) assim como Verstappen bateu a roda traseira no "muro dos Campeões", mas diferente do tricampeão, precisou passar nos boxes para efeturar reparos.
A previsão para a classificação que acontece neste sábado à partir das 17:00 (horário de Brasília), ainda é incerta, e existe possibilidade de chuva.