Na última sessão de treinos livres do Grande Prêmio do Azerbaijão, melhor tempo de George Russell à frente de Charles Leclerc e Lando Norris
Terceiro piloto e carro diferente lidera um treino livre no Azerbaijão. Desta vez foi a Mercedes com George Russell que ficou no topo da folha de tempos, depois dos registros de ontem de Max Verstappen (Red Bull) pela manhã, e Charles Leclerc (Ferrari) na parte da tarde.
Assim como ontem os pilotos estão encontrando dificuldades na curvas fechadas do circuito de Baku, com diversas escapadas pelas áreas de escape, e ainda ocorreram na sessão duas bandeiras vermelhas. A primeira foi com o Alpine de Esteban Ocon, ainda com oito minutos de treino; e o carro do francês teve de ser socorrido para retornar aos boxes.
Assim que a sessão recomeçou Oscar Piastri (McLaren) estabeleceu o tempo de 1m45s476; sendo logo superado por Max Verstappen (1m45s209) e com Carlos Sainz (Ferrari) assumindo a segunda posição na tabela 0s069 atrás do holandês, e 0s144 à frente do Red Bull de Sergio Pérez. As duas Williams demonstram grande potêncial, em uma pista que lhes é muito favorável históricamente.
Alex Albon ocupava a sexta posição, e o argentino Franco Colapinto era o sétimo, ambos atrás do Aston Martin de Fernando Alonso. Com 34 minutos surge a segunda bandeira vermelha, desta vez devido ao acidente do britânico Oliver Bearman (Haas) que não conseguiu evitar o choque contra o muro na curva1. A Haas de Ollie teve as suspensão dianteira esquerda destruida no choque.
A sessão foi reiníciada para os 26 minutos finais, e Norris logo estabeleceu a nova melhor marca em 1m44s226. Nico Hülkenberg coloca a sua Haas em 3º lugar, 3 décimos atrás. Segundos depois foi a vez de Yuki Tsunoda (Racing Bulls) roubar a terceira melhor marca, cravando um tempo somente dois décimos inferior ao da McLaren.
Alex Albon mostra o quão rápido podem ser os Williams, e fica com o melhor tempo faltando 15 minutos para o fim da sessão. Leclerc marca 1m43s455 e supera Albon por 0s166. Verstapppen tenta pular para primeiro, mas perde tempo no setor final, e reclama via rádio que o carro segue com a suspensão traseira quicando demais.
Sergio Pérez se mostra muito à vontade em Baku, e com o tempo de 1m43s389 pula para primeiro lugar. Hamilton coloca provisóriamente a Mercedes em segundo, mas logo Leclerc crava o tempo de 1m42s564 pulando para a primeira posição.
Perto da bandeirada final tudo apontava que Leclerc novamente ficaria com o melhor tempo, mas George Russell marca uma ótima volta em 1m42s514 e supera o monegasco por 0s013. Leclerc ainda tentou uma derradeira volta, mas não conseguiu superar o britânico. Lando Norris foi o terceiro melhor, à frente de seu companheiro de equipe.
Verstappen foi o quinto, seguido por Carlos Sainz e Sergio Pérez. Destaque para os pilotos da Williams que completaram a sessão em oitavo (Albon) e nono lugares (Franco Colapinto). Hamilton fechou o top 10.