McLaren mostrou que segue sendo o carro a ser batido
O primeiro treino livre em Zandvoort, para o GP da Holanda que acontece neste final de semana, teve o britânico Lando Norris (McLaren) como o mais rápido, superando a estrela da casa, o tricampeão Max Verstappen (Red Bull). A sessão começou com a pista muito molhada pela chuva que caiu horas antes.
No ínicio poucos carros foram à pista, e quando entraram começaram utilizando os pneus para chuva pesada, já que haviam muitas poças acumuladas no traçado. Nas condições de molhaso o melhor era o monegasco Charles Leclerc (Ferrari), porém ao longo da sessão a pista começou a secar, e os pilotos trocaram inicialmente para os pneus intermediários, e no final todos já utilizavam os slicks.
Com pneus intermediários Verstappen foi o primeiro a tentar volta rápida, mas deu uma bela rodada na pista, mas permanecendo na pista. Diversos pilotos tiveram dificuldades na Curva Tarzan, escapando do traçado e fazendo passeios pela caixa de brita.
Quando faltavam 15 minutos para o fim da sessão, com um trilho já bem definido Lando Norris colocou slicks, e imediatamente estabeleceu uma excelente volta. Passou a ser uma sucessão de mudanças no topo das folhas de tempos, com Oscar Piastri (McLaren), Lewis Hamilton (Mercedes), George Russell (Mercedes) chegando a ocupar a primeira colocação.
Quando o cronometro encerrou a sessão Lando Norris havia sido o mais rápido com o tempo de 1m12s322, tirando a primazia de Verstappen por 0s201. O holandês havia tirado Hamilton da primeira posição instantes antes, e o heptacampeão ficou com a terceira melhor marca da sessão.
Carlos Sainz (Ferrari) foi o quarto, seguido por George Russell, Alexander Albon (Williams), Oscar Piastri, Nico Hülkenberg e Kevin Magnussen da Haas; e Guanyu Zhou (Stake -Sauber), que fechou o top 10.
Duas notícias movimentaram o paddock em Zandvoort. A primeira com o anúncio da Alpine para a contratação de Jack Doohan, que será o companheiro de equipe de Pierre Gasly em 2025.
A outra é referente a Haas, já que a Uralkali que tem um processo movido contra a equipe norte-americana, ganhou no tribunal o direito de reter todo materia da equipe na Holanda, caso não receber o montande de 13 milhões de euros a eles devido. A cobrança se deve ao patrocínio pago antecipadamente, e com a guerra da Russia x Ucrânia, as sanções da FIA afetaram tanto a Uralkali que patrocinava a Haas, como Nikita Mazepin, que defendia a escuderia de Kannapolis.