Com pista seca, as Mercedes mostraram força. Verstappen foi somente o quinto
No retorno da Fórmula 1 das tais "férias de verão", vieram as novidades. A FIA tomou o cuidado de fechar qualquer brecha no regulamento para um possível uso de freios assimétricos, a Alpine anunciou Jack Doohan para a vaga de Ocon em 2025, a Haas tem sob sua cabeça o machado da Uralkali cobrando 13 milhões de euros, ou os carros não sairáo da Holanda, e rumores dão como já assinado um contrato entre Andrea Kimi Antonelli e a equipe Mercedes, mas isso só será anunciando em Monza.
Na pista, diferentemente do primeiro treino, quando a chuva e a pista molhada atrapalharam a todos, na segunda sessão a pista secou e todos andaram com pneus slicks durante toda sessão. A Red Bull, que terminou a primeira metade da temporada sob forte pressão de McLaren e Mercedes, perdendo a supremacia tinha de provar que ainda é a melhor equipe da categoria.
Na primeira sessão Verstappen até conseguiu ser o segundo melhor, a 0s2 de Lando Norris (McLaren). Neste sessão o holandês correndo em casa sob forte pressão, colocou imediatamente pneus médios, e estabeleceu a marca de 1m12s131. A McLaren com Norris, vem logo a seguir, a 0s7 do líder do campeonato, mas sem explorar sua força máxima.
A Mercedes, que está utilizando pisos diferentes para Russell e Hamilton, mostra que está muito forte. O heptacampeão com quinze minutos de sessão era o melhor, com o tempo de 1m11s833; e Russell poderia ter até feito uma marca melhor que a do companheiro, caso não tivesse travado rodas na Tarzan, e saido da pista.
Isso inclusive aconteceu com diversos pilotos, como foram os casos de Oscar Piastri (McLaren), Sergio Pérez (Red Bull), Charles Leclerc (Ferrari), Yuki Tsunoa (Racing Bulls), Carlos Sainz (Ferrari) logo depois de Russell. Com vinte minutos de sessão os primeiros eram: Hamilton, Russell, Alonso, Norris e Stroll.
Nico Hülkenberg (Haas) também escapa na primeira curva, mas roda e bate seu carro na barreira de pneus, causando bandeira vermelha. Assim que o treino recomeça George Russell assume a primeira posição na folha de tempos, com a marca de 1m10s702, Na Ferrari Cralos Sainz recolhe seu carro com o câmbio travado.
As equipes passam nos minutos finais a ensaisos de long runs, e ninguem supera o tempo obbtido por Russell. Piastri é o segundo melhor a 0s061 da marca da Mercedes, com Hamilton em terceiro a 0s111 de Russell. Em quarto aparece a outro McLaren com Lando Norris, ao passo que Max Verstappen, hoje foi batido por ambas Mercedes e McLaren, terminando o dia em quinto lugar, a 0s284 da melhor marca.
Fernando Alonso *Aston Martin) foi o sexto, seguido por Yuki Tsunoda (Racing Bulls), Kevin Magnussen (Haas), Charles Leclerc e Alexander Albon, que colocou seu Wiliams entre os dez melhores. Sergio Pérez foi somente o 12º.