Heptacampeão foi novamente o melhor no treino livre 3 em Monza
Lewis Hamilton (Mercedes) precedeu o companheiro de equipe, George Russell no terceiro treino livre pra o GP da Itália, com a dupla da Mercedes pouco à frente da Ferrari de Carlos Sainz.
Com pneus macios novos Hamilton registrou a marca de 1m20s117, superando Russell por 0s093. No começo da sessão Mercedes e Ferrari também figuraram no topo da tabela de tempos, e sempre com pneus médios. O quarto melhor desta sessão, disputada já com forte calor foi o australiano Oscar Piastri (McLaren), seguido pela outra Mclaren de Lando Norris.
O lider do campeonato, Max Verstappen (Red Bull) ficou somente com o sexto tempo, atrás de Norris que está distante, mas pode lhe ameaçar o tetracampeonato. A falta de desempenho dos carros de Milton Keynes é patente, tanto que Sergio Pérez foi ainda pior que Verstappen, e não conseguiu nada melhor que um décimo oitavo, a mais de um segundo do mais rápido e a nove décimos de segundo do seu colega de equipe.
Cabe ainda salientar que a Red Bull trocou ontem a caixa de câmbio do carro do mexicano. O argentino Franco Colapinto (Williams) está se tornando em uma grata surpresa, já que ficou em nono, a somente três décimos do experiente companheiro Alex Albon, que foi o oitavo.