Norris é pole, em primeira fila ocupada pela McLaren

Quinta pole da carreira de Lando Norris, e a quarta do ano

Calor de 34ºC, e temperatura de 50ºC no asfalto foi a condição para o treino de classificação para o GP da Itália, que acontece neste domingo no Autódromo Nazionale de Monza. Na pista totalmente re-asfaltalda vimos que se Max Verstappen tem uma grande e confortável vantagem sobre Lando Norris na tabela de pontos, o mesmo não ocorre com os carros andando, muito pelo contrário.

No Q1 o britânico da McLaren já mostrava que era o favorito a estabelecer a pole, e registrou a melhor marca em 1m19s911. Até então era a melhor marca do final de semana, e em segundo ficava o monegasco Charles Leclerc a 0s163, dando uma esperança para os tifósi de mais uma pole em casa.

Carlos Sainz com a outra "Rossa" era o quarto, seguido por George Russell (Mercedes). Verstappen reclamando muito ficou em sexto, e ainda foi bloqueado quando saia dos boxes para sua última tentativa por Oscar Piastri. Sergio Pérez (Red Bull) nos instantes finais ainda estava na "faixa da degola", porém conseguiu uma boa volta e ficou em nono, atrás de Alex Albon (Williams) e Lewis Hamilton (Mercedes), avançando para o Q2

Acabaram ficando fora da continuidade do qualify: Yuki Tsunoda (Racing Bull), Lance Stroll (Aston Martin), Franco Colapinto (Williams), Valtteri Bottas e Guanyu Zhou (Stake-Sauber). No instante final do Q1 o Haas de Kevin Magnussen parou por segundos na parte externa da curva Parabólica, causando uma bandeira amarela, que tirou as chances de Stroll avançar.

O argentino Franco Colapinto, vinha em volta rápida e deu uma bela balançada na segunda de Lesmo; controlou o carro, mas acabou perdendo a chance de avançar. Porém com o pouquíssimo tempo de pista que tem, fez um trabalho excelente.

No Q2 foi a vez de Lewis Hamilton dar as cartas, e com a marca de 1m19s641 surgia como um forte rival para as McLaren. Max Verstappen no último suspiro do Q2 conseguiu uma volta voadora e ficou a 0s021 do piloto rival da Mercedes. A rivalidade entre ambos continua enorme, tanto que Hamilton em determinado momento não tirou o carro da linha ideal antes da curva Parabólica, e o holandês reclamou via rádio.

Verstappen inclusive estava com falta de sorte com os pilotos à sua frente, tanto que novamente ao sair dos boxes foi bloqueado, desta vez pela Ferrari de Carlos Sainz. Lando Norris foi o terceiro melhor, a 0s086 de Hamilton. Os instantes finais do Q2 foi uma sucessão de mudanças entre os que acabariam não avançado para a fase final da classificação,

Não avançaram desta vez: Fernando Alonso (Aston Martin), que declarou que estava até surpreso por ter conseguido ficar em 11º. Daniel Ricciardo (Racing Bulls) também não conseguiu entrar no Q3, assim como Kevin Magnussen, e os pilotos da Pierre Gasly e Esteban Ocon. Para a definição da formação do grid todos entraram na fase final com pneus zero, com exceção feita a Nico Hülkenberg (Haas) e Sergio Pérez.

Albon foi o primeiro a registra a marca de 1m20s870, com Hülkenberg o superando em seguida, e Pérez batendo a ambos. Oscar Piastri vira 1m19s436 e pula para primeiro, para ser superado na sequência por Norris (1m19s401). Verstappen não consegue que seu Red Bull tenha aderência, reclama e não passa da oitava posição, atrás inclusive de Pérez.

Para última tentativa ambas Red Bull são as primeiras a entrar na pista. Pérez não vai bem nas duas primeiras parciais, quase sai da pista na Variante della Rogia, atrapalha Verstappen, mas ainda auxilia o companheiro de equipe com o vácuo. Pérez aborta a tentativa, e com isso Verstappen sobe pra sétimo.

Norris vira 1m19s327 e conquista a pole, com Piastri a 0s109 completanto a primeira fila para Mclaren. George Russell abre a segunda fila do grid, e ao seu lado estará Charles Leclerc (Ferrari). Sainz e Hamilton formam a terceira fila, à frente dos dois carros da Red Bull.

Albon e Hülkenberg completam o top 10.

 

Related Articles

Puntataco Motorsport

Bem vindos ao site Puntataco, seu canal de informações com tudo o que acontece no mundo motorsport.

O site é a continuação do trabalho iniciado a quase três décadas do extinto site Pitstop. Estamos completando 15 anos com nossa nova formação e nomenclatura trazendo para você o melhor do automobilismo.