Na pista molhada Verstappen foi o mais rápido, mas vai largar da 11ª posição
Como já era esperado o qualify foi realizado com pista molhada, e o holandês Max Verstappen fez de tudo para registrar a melhor marca, minimizando a perda de 10 posições pela troca de componentes no motor a combustção do Red Bull RB20- Honda. Assim que começou o Q1 a informação é de que a chuva voltaria a cair em oito minutos, depois cinco, depois dois minutos.
Na verdade apenas um leve chuvisco caiu na região dos pits. O melhor nesta primeira fase com a pista melhorando a cada minuto, foi o australiano Oscar Piastri (McLaren) com o tempo de 1m54s835, com um surpreendente Pierre Gasly colocando o Alpine em segundo a 0s103 da McLaren.
Verstappen ficou com a terceira marca, e não conseguiram avançar: Nico Hülkenberg e Kevin Magnussen com as Haas; Yuki Tsunoda (Racing Bulls), Logan Sargeant (Williams) e o chinês Guanyu Zhou (Stake-Sauber). A Aston Martin trabalhou duro no intervalo entre o TL3 e o qualify, e conseguiu recuperar o carro de Lance Stroll, que ficou em 15º e avançou para o Q2 por 0s376.
No início do Q2, a pista já tinha alguns pontos secos, mas ainda não era possível colocar pneus slicks, e realmente ninguém se arriscou.
Nesta condição Verstappen mostrou que tem um bom acerto para a condição, e estabeleceu o tempo de 1m53s847, batendo o britânico Lewis Hamilton (Mercedes), que melhorou seu tempo na última tentativa, O final da sessão foi intenso, com todos melhorandos suas marcas, a ponto de quem estava fora da zona de corte no último minuto, acabou ficando fora do Q3; foi o caso de Daniel Ricciardo (Racing Bulls), e Pierre Gasly.
George Russell com pneus intermediários novos no seu Mercedes W15, fica com o terceiro melhor tempo, a 0s205 da marca de Verstappen. Além de Gasly e Ricciardo, ficaram de fora da última fase do qualify: Aleander Albon (Williams), Valtteri Bottas (Stake-Sauber) e Lance Stroll.
A pista agora estava bastante seca de um lado e molhada do outro. Na saída dos boxes os dois Mercedes seriam os primeiros a entrar na pista, com Hamilton à frente de todos.
O heptacampeão estabelece o tempo de 1m54s011, e Russell fica a 0s232 da marca do companheiro de equipe. Oscar Piastri se coloca entre os dois carro da equipe de Brackley, e Norris aparece em quarto.
Fernando Alonso tinha provisóriamente a quinta marca, àfrente de Ocon. Verstappen é o último a registrar a primeira tentativa, e pula para o topo da folha de tempos com 1m53s179, superando Sergio Pérez que havia superado as duas Mercedes.
Hamilton melhora seu tempo, mas continua com a terceira melhor marca. Vem a última tentativa para todos, com Charles Leclerc pulando para o segundo luggar, a 0s595 do tempo de Verstappen. O holandês, que com a punição vai largar em 11º, não melhorou o tempo da primeira tentativa.
Sergio Pérez lutando com toda pressão de estar com a "cabeça a prêmio", fez o terceiro melhor tempo, e irá compror a primeira fila, ao lado de Leclerc. Hamilton abortou sua última tentativa, assim como também fez Russel.
Lando Norris com o quinto tempo irá alinhar ao lado de Hamilton na segunda fila amanhã, e Piastri e Russell fazem a terceira fila do grid Completaram os que vieram a seguir: Carlos Sainz, Fernando Alonso e Esteban Ocon.
Para o domingo a previsão é de tempo seco e firme na região das Ardenas.