Festa da Ferrari, McLaren encosta de vez na Red Bull no Mundial de Construtores
Ferrari arriscou a estratégia de somente uma parada no GP da Itália, disputado neste domingo, e acabou sendo premiada com a vitória em casa pelas mãos do monegasco Charles Leclerc, com sua Ferrari SF24 diante de uma multidão de fanáticos tifósi, que tingiram as arquibancadas do Autodromo Nazionale de Monza quase que inteiramente de vermelho. Em segundo terminou Oscar Piastri, seguido por Lando Norris, que tentaram até o fim uma dobradinha para Mclaren.
Na hora que as luzes vermelhas se apagaram, desta vez Lando Norris fez uma largada perfeita, com Oscar Piastri também largando muito bem, e tendo de bloquear o britânico George Russell (Mercedes)., que tentava roubar a posição do australiano antes da primeira chicane (Variante del Rettifilo). George Russell acabou trabando os pneus, e teve de cortar caminho, com isso perdendo posição para Leclerc, Carlos Sainz (Ferrari), Lewis Hamilton (Mercedes) e Max Verstappen (Red Bull(.
Ao chegarem a Variante Della Roggia, Piastri emparelha com Norris, e por fora completa uma bela manobra, assumindo a ponta. Quando completaram a primeira volta os dez primeiros eram: Piastri, Leclerc, Norris, Sainz, Hamilton, Verstappen, Russell, Sergio Pérez (Red Bull), Alex Albon (Williams) e Fernando Alonso (Aston Martin).
A destacar que dentre os dez primeiros somente os carros da Red Bull haviam largado com pneus duros, aos passo que os demais com compostos médios. Russell acabou tendo a asa dianteira direita danificada, e via rádio Pérez pressionava para que ele recebesse uma bandeira preta com círculo laranja, para retirar a peça que estava perigosamente com pedaços prestes a se desprender.
Piastri começava a voar na pista, e Leclerc mesmo com o uso do DRS não conseguia se aproximar o suficiente para tentar roubar a liderança. Na quinta volta Nico Hülkenberg precisou ir aos boxes para trocar a asa dianteira do carro, após um choque com Daniel Ricciardo (Racing Bulls) na freada da Variante della Roggia.
Ricciardo mais à frente seria punido em cinco segundos, por não deixar espaço de um carro na defesa de posição contra o alemão da Haas. Duas voltas depois Hülkenberg volta a se envolver em um incidente com um carro da Racing Bulls, desta vez com o piloto Yuki Tsunoda. Nico foi muito otimista na freada da Variante dello Rettifilo e atinge em cheio o carro do japonês, que abandona nos boxes antes de abrir a nona volta.
Na pista dura batalha entre os pilotos da Alpine, com Esteban Ocon superando Pierre Gasly que havia colocado pneus duros na volta anterior. A dirieção de prova pune Hülkenberg com 10 segundos pelo contato com Tsunoda.
Russell acaba sendo ultrapassado por Sergio Pérez, que pula para sétimo. Na volta seguinte a Mercedes chama seu piloto para parada, e além de pneus troca a asa dianteira, voltando à pista em 16º lugar.
Na volta 14 a McLaren chama Norris para parada, para tentar o undercut sobre Leclerc. Norris vem tão rápido que trava rodas na entrada do pit, quase batendo seu carro. A Ferrari responde na volta seguinte, mas ainda assim Norris ganha a posição frente ao monegasco.
Hamilton também faz sua parada, e também ganharia a posição frente Leclerc. Piastri foi o próxima a parar, e no retorno seguiria à frente de Norris. Sainz passa a liderar a corrida para uma festa ensurdecedora dos tifosi.
Ricciardo vai aos boxes, troca pneus, paga a punição, mas recebe uma nova de dez segundos, já que um dos mecânico tocou inadvertidamente no carro do australiano. Piastri segue fazendo voltas mais rápidas, e Leclerc reclama com a Ferrari porque o pararam tão cedo, já que acabou tomando o undercut.
Na volta 19 Sainz faz sua parada, e Verstappen assume a liderança com Pérez em segundo, algo que a muito não se via. A ordem dos dez primeiros era agora.: Verstappen, Pérez, Piastri, Norris, Leclerc, Sainz, Hamilton, Ocon, Bottas e Russell.
Kevin Magnussen assim como Hülkenberg se envolve em um incidente. O norueguês na Variante della Roggia freia tarde demais, e bate na dianteira do carro de Gasly. Verstappen vai para sua primeira parada, e a equipe Red Bull tem um problema na roda traseira direita, com o holandês perdendo muito tempo, e soca o volante na volta a pista.
A equipe de Christian Horner colocava novamente pneus duros no carro do holandês, tentando uma estratégia diferente, mesmo com a necessidade de uma nova parada. Pérez para na volta seguinte, e retorna a pista imediatamente atrás de Verstappen. A direção de prova pune Magnussen com dez segundos pelo choque com Gasly.
Com o retorno a liderança Piastri faz outra volta mais rápida, e abre mais de dois segundos devantagem sobre Norris, que tenta responder na volta seguinte. No afã de se aproximar de Piastri, o britânico erra a freada da Variante della Roggia, e pemite Leclerc encostar na caixa de câmbio do Mclaren.
Norris que vinha reclamando da deteriorização do dianteiro esquerdo, na volta 32 faz nova parada, e coloca pneus duros. Russell também faz a segunda parada, e assim como Verstappen tem problemas com o pneus traseiro direito.
Com 35 voltas disputadas a ordem era: Piastri, Leclerc, Sainz, Hamilton, Verstappen, Norris, Pérez, Alonso, Magnussen e Albon. A Mclaren pergunta via rádio se Piastri achava possível seguir na pista sem uma nova parada, mas o australiano diz que seus pneus dianteiros estão "mortos".
A Red Bull chama Pérez para segunda parada, para colocar os pneus médios, já que como Verstappen havia repetido os duros com os quais largara. Hamilton que ocupava a quarta colocação, para na volta 37, coloca pneus duros e retorna em sexto lugar.
Piastri acaba parando no final da volta 38, e volta na frente de parou no final da volta 38, surgiu na frente de Verstappen e Norris, Novamente as Ferraris estavam liderando a corrida na Itália. Max pergunta a seu engenheiro se devia tentar defender a posição, já que não havia feito a segunda parada, ou deveria deixar Norris passar.
A ordem foi de defender, e o holandês conseguiu com sucesso se manter a frente do britânico na volta 40, mas na seguinte não teve como resistir e foi superado em plena reta dos boxes.
Faltando 11 voltas para o fim Verstappen faz sua segunda parada. Sainz com os pneus já muito desgastados via a aproximação de Pieastri, que o supera antes da Curva Ascari na volta 45.
Leclerc tinha quase doze segundos de vantagem sobre Piastri, e a Mclaren avisa que o monegasco não iria parar. Piastri e Norris foram orientados a fazerem voltas de classificação para tentarem a vitória. Norris também passa por Sainz.
Faltando cinco voltas Leclerc está com os pneus mais do que gastos, mas ainda tem sete segundos de vantagem, No fim vitória para Charles Marc Hervé Perceval Leclerc, a sétima da sua carreira, e a segunda em Monza. Piastri que liderou a maior parte da prova terminou em segundo, a 0s664, e Lando Norris completou o pódio, estabelecendo a melhor volta na última volta da corrida.
Carlos Sainz foi o quarto seguido por Hamilton. Verstappen foi o sexto, e demonstra que como já havia dito que acha que não terá mais chances de vencer este ano, vai somando importante pontos na tentativa do tetracampeonato. George Russell fez uma ótima prova de recuperação e foi o sétimo, seguido por Sergio Pérez, Magnussen e Alex Albon.
No Campeonato de Construtores Verstappen tem agora 62 pontos de vantagem sobre Norris, que descontou somente oito. Em terceiro aparece Leclerc com 217 pontos, 86 pontos atrás do holandês da Red Bull. No Mundial de Construtores, o que realmente interessa para as equipes, a Red Bull agora pode se desesperar, já que tem 446 pontos, contra 438 da McLaren, e ainda tem a Ferrari se aproximando com 407.
Resultado do GP de Monza
1 Charles Leclerc (Ferrari SF24) 53 voltas em 1h14m40s727
2 Oscar Piastri (McLaren MCL38 - Mercedes) a 2s664
3 Lando Norris (McLaren MCL38 - Mercedes) a 6s153
4 Carlos Sainz (Ferrari SF24) a 15s621
5 Lewis Hamilton (Mercedes W15) a 22s820
6 Max Verstappen (Red Bull RB20 - Honda) a 37s932
7 George Russell (Mercedes W15) a 39s715
8 Sergio Perez (Red Bull RB20 - Honda) a 54s148
9 Alexander Albon (Williams FW46 - Mercedes) a 1m07s546
10 Kevin Magnussen (Williams FW46 - Mercedes) a 1m08s302*
11 Fernando Alonso (Aston Martin AMR24 - Mercedes) a 1m08s495
12 Franco Colapinto (Williams FW46 - Mercedes) a 1m28s308
13 Daniel Ricciardo (Racing Bulls VCARB1 - Honda) a 1m33s457*
14 Esteban Ocon (Alpine A524 - Renault) a 1 volta
15 Pierre Gasly (Alpine A524 - Renault) a 1 volta
16 Valtteri Bottas (Williams FW46 - Mercedes) a 1 volta
17 Nico Hulkenberg (Williams FW46 - Mercedes) a 1 volta*
18 Guanyu Zhou (Williams FW46 - Mercedes) a 1 volta
19 Lance Stroll (Aston Martin AMR24 - Mercedes) a 1 volta
* punido com acréscimo de 15 segundos por exceder choque com outro piloto.
1 Verstappen, 303 pontos
2 Norris. 241
3 Leclerc, 217
4 Piastri, 197
5 Sainz, 184
6 Hamilton, 164
7 Perez, 143
8 Russell, 128
9 Alonso, 50
10 Stroll, 24
11 Hülkenberg, 22
11 Tsunoda, 22
13 Ricciardo, 12
14 Gasly, 8
15 Bearman, 6
15 Magnussen, 6
18 Ocon, 5
1 Red Bull-Honda, 446 pontos
2 McLaren - Mercedes, 438
3 Ferrari. 407
4 Mercedes, 292
5 Aston Martin - Mercedes, 74
6 Racing Bulls - Honda, 34
7 Haas - Ferrari, 29
8 Alpine - Renault,13
9 Williams - Merces, 6
10 Sauber - Ferrari, 0