Pouco mais de trinta minutos de atividade em treino marcado por chuva
O britânico Lando Norris (McLaren) foi o mais rápido na primeira sessão de treinos-livres do Grande Prêmio do Canadá, disputado nesta sexta-feira debaixo de muita chuva e pista encharcada. Os carros somente foram à pista após mais de 28 minutos de ensaios.
Assim que os monopostos adrentaram o traçado do Circuit Gilles Villeneuve, na Ille de Notre Dame, com todos equipados com pneus intermediários, surgiu uma bandeira amarela em todo traçado. O chinês Guanyu Zhou (Staker - Sauber) aquaplanou em um poça d"água, e bateu seu carro no muro.
Os danos afetaram toda suspensão do lado esquerdo do monoposto. Quando a ação recomeçou, ainda restavam pouco mais de vinte minutos, e os dois pilotos da Scuderia Ferrari eram os mais velozes.
Sainz estava no topo da folha de tempos, milésimos à frente Charles Leclerc. Quando a sessão se encaminhava para o final um trilho havia se formado, e alguns pilotos arriscaram a utilizar os slicks.
Foi neste momento que Lando Norris estabeleceu a a marca de 1m24s435, superando Sainz por três décimos de segundo. Leclerc ainda tentou na sua derradeira passagens superar o britânico, mas enconrou tráfego, e tirou o pé na chicane que leva ao muro dos campeões, terminando a sessão em terceiro.
Lewis Hamilton (Mercedes) fez a quarta melhor marca, ao passo que o atual campeão e líder do campeonato Max Verstappen (Red Bull) ficou coma quinta melhor marca da sessão.
Oscar Piastri (Mclaren), Pierre Gasly (Alpine), Valterri Bottas (Stake-Sauber), Sergio Pérez (Red Bull) e George Russell (Mercedes) fecharam o top 10.