Importantes mídias da Europa dão como já finalizado o acerto entre Newey e Aston Martin
Desde a tarde de ontem algumas das mais importantes mídias do motorsport da Europa, dentre elas a Autosprint (Inglaterra) e Corriere della Sera (Itália) estão cravando que o britânico Adrian Newey já chegou a um acordo com a equipe Aston Martin. Esta temporada a Aston Martin está abaixo do esperado, Campeonato de construtores com 73 pontos, ao passo que em 2023 já tinha 196 pontos.
O chefe a equipe, Mike Krack admite que a equipe está com dificuldades com o AMR24, e que a dupla de pilotos tem feito um ótimo trabalho com o carro, que é realmente complicado de acertar.
“Tanto Lance [Stroll] quanto Fernando [Alonso] dirigiram de forma excelente nesta temporada em um carro que tem sido difícil de dirigir. Temos dois pilotos de classe mundial, e se dermos a eles as ferramentas necessárias, teremos melhores resultados", disse Krack.
Ao mesmo tempo que a Aston Martin admite o retrocesso com o AMR24, também seguia tentando convencer Newey em assinar com a equipe, já que seu contrato com a Red Bull se encerra ao final deste ano. O britânico também era sondado por Ferrari, já que ele próprio expressou que tinha desejo de trabalhar com Lewis Hamilton, mas as tratativas com a escuderia de Maranello teriam esfriado.
Nas últimas horas veio o rumor que Lawrence Stroll, acionista majoritário da Aston Martin, teria aceito as condições impostas por Newey, e assinou um contrato de quatro anos com o badalado engenheiro. O anúncio oficial não pode ser feito no momento, devido a "restrições contratuais" com a Red Bull até setembro deste ano.
Alguns dos fatores que teriam sido determinantes para Newey trocar Milton Keynes por Silverstone segundo os rumores, seriam: em primeiro lugar a nova fábrica da Aston Martin a qual ele visitou meses atrás, o túnel de vento construído pela equipe, a liberdade para construir carros de rua da marca (leia-se supercarros), e claro o poupudo salário, qu estimase ser na casa de 100 milhões de dólares.
A equipe da marca de Gaydon não está investindo somente em uma frente, já que Lawrence Stroll tem feito contratações em massa. Recentemente foi contratado para os quadros da equipe, o ex-chefe de motores da Mercedes, Andy Cowell, que irá exercer o cargo de Diretor Executivo do Grupo.
O italiano Enrico Cardile deixou a Ferrari para se tornar Diretor Técnico da equipe, e Stroll ainda tem o desejo de contratar Max Verstappen em 2026. Isso é uma possibilidade já que a equipe deve ter Newey em breve, e para 2026 os motores Honda.