Verstappen dominou o primeiro treino livre em Spa-Francorchamps
O GP da Bélgica encerra a primeira metade da temporada, antes das "férias de verão" da F1, e o holandês Max Verstappen (Red Bull) dominou a primeira sessão de treinos livres em Spa-Francorchamps, superando o australiano Oscar Piastri (McLaren) com uma vantagem de mais de meio segundo. Verstappen inclusive já sabe que perderá dez posições no gride de larada, já que trocou o motor a combustão do RB20, e caso amanhã não fique em uma boa posição no qualify, pode até trocar mais peças, já que o circuito não é de difícil ultrapassagem.
Logo no início da sessão Daniel Ricciardo (Racing Bulls) acabou atacando muito a zebra e rodou na La Source, mas foi somente um susto. Em seguida Verstappen com pneus duros marcou o tempo de 1m44s550, com os dois McLaren vindo logo atrás.
Com quinze minutos de sessão Verstappen vinha na frente, seguido pelas duas Mercedes de George Russel e Lewis Hamilton, que já haviam colocados os pneus médios. Carlos Sainz e Charles Leclerc com os Ferrari, vinham logo atrás, e Esteban Ocon (Alpine) não sairia para o treino devido a um vazamento de água de difícil solução.
Para esta prova os dois Alpine estão envergando liverys diferentes, em alusão ao filme Deadpool & Wolverine. Ainda sobre a escuderia francesa Bruno Famin, confirmou os rumores que noticiamos ontem, sobre sua saída da equipe, e Pierre Gasly fez questão de mais uma vez prestar homenagem ao amigo falecido em Spa, Anthoine Hubert.
Depois que já tinham se passado mais da metade da sessão Verstappen voltou à carga e baixou sua marca para 1m43s372, com Oscar Piastri ficando a exatos 0s531. A terceira melhor marca ficou com Alex Albon, que colocou seu Williams à 0s727 de Verstappen.
George Russell ficou com o quarto tempo, e relatou que a traseira do carro estava instável. Hamilton levou o outro Mercedes ao quinto tempo, à frente de Charles Leclerc. Sergio Pérez que tem seu nome bastante contestado na Red Bull, ficou em sexto, a quase um segundo de Verstappen, mas andou com um setup bastante diferente do holandês.
Lando Norris (McLaren), que ocupa a vice-liderança do Mundial foi o sétimo, à frente de Carlos Sainz, e o canadense Lance Stroll fechou os dez primeiros.