A sessão de qualificação para a Sprint Race começou com 29ºC, e temperatura do asfalto na casa do 47ºc, ou seja os pilotos teriam de acertar a volta perfeita com o pneu macio quando o utiliza-se, pois senão iriam perder a chance. Logo que se iniciou o SQ1 o monegasco Charles Leclerc (Ferrari) foi logo para pista, buscando recuperar o tempo perdido, após dar só três voltas no TL1.
Stroll e Alonso com as Aston Martin eram os mais rápidos, após a primeira tentativas de voltas rápidas, com Guanyu Zhou (Stake-Sauber) em terceiro. Sainz era o quarto. Todos pilotos obtiveram essa primeira rodada de tempos ainda com pneus médios.
Pérez foi primeiro a tirar Stroll do topo da tabela, para ser logo em seguida superado pelo companheiro de equipe, Verstappen. Piastri se intromete entre os Red Bull, e fica a 0s038 de Verstappen.
No finalzinho do SQ1 com a pista melhorando Russell é o quarto melhor, seguido por Carlos Sainz e Charles Leclerc. No fim a melhor marca acabou nas mãos de Lando Norris, com seu companheiro de McLaren, Oscar Piastri, em segundo, e Fernando Alonso em terceiro.
São eliminados Pierre Gasly, Guanyu Zhou, Valtteri Bottas, Logan Sargeant e Alex Albon.
No SQ2 Pérez estabelece o melhor tempo com 1m27s865 logo no início. Daniel Ricciardo, com ótimo desempenho, surge à frente dos dois carros da Aston Martin, em segundo, com todos novamente calçados com os pneus médios. Lando Norris mostra que o novo pacote aerodinâmico do McLaren é realmente eficiente, e marca a impressionante marca de 1m27s597.
Perto do fim desta fase do qualify Verstappen ainda não tinha tempo registrado, e Hamilton estava fora dos dez que avançariam para o SQ33. Na Verstappen tenta, mas consegue somente o quarto tempo. Hamilton não consegue melhorar sua marca, e mesmo tocando de leve no muro foi somente o 11º, ficando atrás de Nico Hülkenberg, que mais uma vez leva o Haas a disputar uma posição nas dez primeiras posições do grid de largada.
Foram eliminadas as duas Mercedes, Russell e Hamilton, a Alpine de Esteban Ocon, o Haas de Kevin Magnussen, e o Racing Bulls de Yuki Tsunoda. No SQ3 todos esperam até os instantes finais para tentar suas voltas, já que iriam usar pneus macios.
Faltando quatro minustos para o fim do quality todos vão para pista. Hülkenberg é o primeiro a completar a volta, e usando o vácuo gerado por Oscar Piastri vira o tempo de 1m28s476. Logo em seguida Pérez melhora a marca para 1m27s876, com Verstappen entrando para festa e cravando a marca de 1m27s641.
Charles Leclerc, que mal tinha andado no TL1, se intromete entre os dois carros da Red Bull e vai largar ao lado de Verstappen. Daniel Ricciardo na sua melhor qualificação do ano, vai larar da quarta colocação.
Carlos Sainz (Ferrari) abre a terceira fila, com Oscar Piastri ao seu lado. A quarta fila é inteiramente da Aston Martin, com Lance Stroll à frente de Fernando Alonso. Lando Norris que dominou as duas partes iniciais do qualy acabou errando na sua volta lançada, e vai partir da nona posição, com Hülkenberg fechando os dez primeiros.
A Sprint Race do GP de Miami será transmitido ao vivo à partir das 13:00 (horário de Brasília) pela F1TV/ Band e BandSports