Equipe acusada de manipulação do push-to-pass
Confusão na NTT IndyCar Series, com a acusação de adulteração do sistema push-to-pass por parte da equipe Penske, no GP de St. Petersbourg, prova de abertura da temporada de 2024. Nesta quarta-feira, ficou decidida a descassificação dos pilotos Josef Newgarden e Scott McLaughlin, e a vitória foi para o mexicano Pato O'Ward (McLaren).
Além das desclassificações, Will Power recebeu uma penalização de dez pontos, devido a manipulação do sistema push-to-pass. Segundo os comissários da Indy, houve uma mudança no software do mecanismo, que permitia aos pilotos utilizar mais potência durante o período de 200 segundos de cada prova, além de permitir aos mesmos que fizessem a utilização do dispositivo nas largadas e relargadas, algo proibido pelos regulamentos.
Esta alteração do software foi descoberta durante o evento warm-up deste fim de semana, que aconteceu nas ruas de Long Beach. Josef Newgarden e Scott McLaughlin usaram o push-to-pass no reinício na Flórida, o que levou à sua desclassificação. Power não foi desclassificado assim como os companheiros de equipe, porque segundo os comissários, ele não fez uso do sistema nos reinícios da corrida.
“Infelizmente, o software push-to-pass não foi removido como deveria ter sido após uma sessão de testes organizada com os monolugares híbridos. Este software permitiu o uso do push-to-pass durante a largada e relargadas em São Petersburg, o que não é permitido. O carro nº2 de Josef Newgarden e o nº3 de Scott McLaughlin, ambos implantaram push-to-pass na relargada, o que vai contra as regras da IndyCar. O Team Penske aceita penalidades impostas pela IndyCar", declarou Tim Cindric, presidente da equipe Team Penske.