Não é por acaso que o neozelandês tem seis títulos na Fórmula Indy, estratégia é seu forte
O piloto da Ganassi, Scott Dixon, venceu o Acura Grand Prix of Long Beach neste domingo, graças a uma excepcional estratégia. A corrida teve uma bandeira amarela em todo o circuito na volta 15, devido o acidente de Christian Rasmussen (Ed Carpenter Racing) e forçou a entrada do carro de segurança.
Isso causou a divisão das equipes em diferentes estratégias. Um grupo optou por fazer a primeira parada ainda em bandeira amarela, enquanto o restante decidiu seguir a estratégia inicial, parando somente após a trigésima passaem. Dixon estava entre aqueles que decidiram mudar a estratégia.
O piloto neozelandês foi acompanhando no pódio por Colton Herta e Álex Palou, que ficaram com a 2ª e 3ª posição, respectivamente.
Já Colton Herta (Andretti) e Alex Palou (Ganassi) haviam optado pelo plano original. Dentre os que mudaram a estratégia somente Dixon obteve sucesso, e venceu a prova. Perto do final da corrida que teve 85 voltas, Dixon era perseguido por Josef Newgarden (Penske), que tentava usar o tráfego a seu favor. No entanto foi exatamente o tráfego que foi seu algoz, uma vez que acabou sendo tocado por Colton Herta, e perdeu duas posições.
Herta acabou ficando distante de Dixon, e sem chances de lutar pela vitória, terminando em segundo, e com Palou completando o pódio. O sueco Marcus Ericsson (Andretti) terminou em quinto, à frente do Penske de Will Power que tinha estratégia igual a de Dixon
Kyle Kirkwood (Andretti), que havia vencido ano passado em Long Beach foi o sétimo, com o francês Romain Grosjean (Juncos) em oitavo. Felix Rosenqvist (MSR), que havia partido da pole, foi perdendo posições ao longo da corrida e terminou em nono, mas foi um ótimo resultado quando comparado com o fraco desempenho da equipe de Mike Shank ano passado.
Alexander Rossi (McLaren), completou o top 10, terminando à frente do francês Théo Pourchaire (McLaren) que fazia sua estreia na F- Indy. O brasileiro Pietro Fittipaldi (RLL) terminou somente na penúltima posição, uma volta atrás do vencedor.
A NTT IndyCar Series retorna já na semana que vem, no dia 28, com o Grande Prémio do Alabama, que acontece no Barber Motorsports Park, localizado na cidade de Birmingham.
1 Scott Dixon (Dallara-Honda) - Ganassi - 85 voltas