Rally da Polônia tem a liderança do norueguês Andreas Mikkelsen, em dia marcado por interrupções devido a invasão de pista
O piloto da Hyundai Andreas Mikkelsen acabou com a liderança do Rally da Polônia ao final do primeiro dia de atividades, com muito equilíbrio na pista, e um péssimo comportamento do público, que obrigou a direção de prova a neutralizar três das oito especiais deste primeiro dia.
Mikkelsen, que faz uma temporada parcial com a montadora coreana, revesando seu Hyundai i20 N Rally com o espanhol Dani Sordo, venceu nesta sexta-feira duas das especiais, e encerrou o dia com uma vantagem de 1s8 sobre o finlandês Kalle Rovanperä (Toyota GR Yaris Rally1). Rovanperä, atual bi-campeão do WRC que também faz uma temporada parcial, sequer estava escalado para o Rally da Polônia, mas foi chamado às pressas depois que Sebastien Ogier sofreu um acidente de trânsito, no levantamento para esta sétima etapa da temporada 2024.
O estoniano Ott Tänak (Hyundai), que havia iniciado a quinta-feira com uma vitória na especial realizada no Mikolajki Arena, abandonou logo na primeira especial deste segundo dia, ao atropelar um alce. A frente do i20 ficou completamente destruída, assim como suas chances na prova.
A terceira especia da parte da manhã (Wieliczki 1) acabou sendo neutralizada logo após as passagens de Thierry Neuville (Hyundai) e Elfyn Evans (Toyota), devido a invasão do público na pista. Nota, este é um recorde de público para o Rally da Polônia. Na parte da tarde o problema com a torcida voltou a ocorrer, dando muita dor de cabeça aos organizadores, que chegaram a suspender a especial (Wieliczki 2) por vários minutos, e foram obrigados a cancelar a segunda passagem de Olecko com o público ocupando uma vasta área considera muito perigosa ao longo do traçado.
Alheio aos problemas com a torcida, Mikkelsen que não tinha de abrir as trilhas para garantir a liderança. Na parte da manhã quem ameaçou o norueguês foi o letão Martins Sesks, com um Ford Puma Rally1 sem sistema híbrido. Ao final da manhã Sesks, que é navegado pelo compatriota Francis Renars, com uma performance surpreendente, estava 7s4 atrás de Mikkelsen, e 4s5 à frente de Evans.
Na parte da tarde Kalle Rovanperä "acendeu", e com um forte ritmo, terminou o dia na segunda colocação geral provisória, à 1s8 de Mikkelsen. O britânico Elfyn Evans fecou o dia na terceira colocação.
O francês Adrien Fourmaux (Ford Puma Rally1) aparece em quarto lugar, seguido por Martins Sesks. O "retrocesso" de Seks se deve principalmente a interrupção da especial de Wieliczki 2, que o obrigou a relargar depois com pneus frios. Em sexto aparece mais um Ford Puma da escuderia M-Sport, com Greoire Munster.
Thierry Neuville, que lidera o campeonato, se viu prejudicado por ter de abrir as estradas e fechou o dia em sétimo na classificação. Takamoto Katsuta (Toyota) que esteve irreconhecível neste primeiro dia.
No WRC2 a liderança é do finlandês Sami Pajari, com o Toyota GR Yaris Rally2, mas bastante pressionado pelo Skoda Fabia RS Rally2, do polonês Kajetan Kajetanowicz, que corre em "casa".
Resultado após 8 especiais
1 Andreas Mikkelsen/ Torsten Eriksen (Hyundai i20N Rally1)
2 Kalle Rovanperä/ Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1) +1s8
3 Elfyn Evans/ Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1) + 2s0
4 Adrien Fourmaux/ Alexandre Coria (Ford Puma Rally1) + 7s5
5 Martins Sesks / Francis Renard (Ford Puma Rally1) + 7s7
6 Gregoire Munster/ Louis Louka (Ford Puma Rally1) + 21s3
7 Thierry Neuville/ Martijn Wydaeghe (Hyundai i20N Rally1) + 29s8
8 Takamoto Katsuta/ Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1) + 32s3
9 Sami Pajari/ Enni Mälkönen (Toyota GR Yaris WRC2) + 2m15s6 (WRC2)
10 Kajetan Kajetanowicz/ Maciej Szczepaniak (Skoda Fabia WRC2) + 2m24s5