No final do segundo dia, Kalle Rovanperä assume a liderança do Rally da Polônia, Mikkelsen não desistiu

Toyota chegou a ter 1-2, mas Elfyn Evans teve um pneu destruído e caiu para terceiro

Este sábado foram mais sete especiais no 80º Orlen Rally Poland, e mais uma vez a frenética torcida deu trabalho para organização. Logo na primeira especial do de (Swietajno 1) os organizadores precisaram interromper a prova com bandeira vermelha, devido a imensa invasão no traçado; depois de quinze minutos o rally pode recomeçar.

O atual campeão do WRC, Kalle Rovanperä (Toyota GR Yaris Rally1), tem ao final deste sábado uma vantagem de 9s4 sobre o norueguês Andreas Mikkelsen (Hyundai i20 N Rally1), e restando pouco mais de 63 km para o final da prova no domingo, pode vencer uma prova que sequer iria disputar. Rovanperä está substituindo Sebastien Ogier que bateu na quarta-feira, quando fazia as anotações de levantamento para prova.

Kalle já na segunda especial do dia roubou a liderança de Mikkelsen, que após as duas primeiras especiais vencidas pelo finlandês, também foi superado por Elfyn Evans, vendo assim a Toyota colocar seus dois carros nas primeiras posições provisórias. Para Evans no entanto, logo em seguida na especial de Czarne 1 veio um problema de pneu delaminando, que lhe custou quase dez segundos, e viu o piloto da Hyundai lhe roubar a posição.

Na especial seguinte Evans terminou pouco à frente de Mikkelsen, e recuperou a segunda posição. Na parte da tarde o forte calor e as altas temperaturas, chegaram a atrapalhar desempenho de Rovanperä. Porém o piloto da Toyota Gazoo Racing venceu as três especias da parte da tarde, e terminou o dia com 9s7 de vantagem sobre Mikkelsen, que novamente retomou a segunda posição na prova.

Elfyn Evans acabou se mantendo em terceiro, mesmo após perder segundos preciosos com um furo traseiro na especial de Swietajno 2, e tem uma vantagem de mais de vinte segundos sobre o francês Adrien Formaux (Ford Puma Rally1). Felizmente para Evans, seus principais rivais na disputa pela liderança no campeonato não somaram tantos pontos quanto ele.

O bela Thierry Neuville (Hyundai) foi o sexto na classificação geral, e o estoniano Ott Tänak (Hyundai) sequer pontuou após atropelar um alce ontem; e assim Evans já somou hoje mais 13 pontos contra 6 de Neuville. Tänak ficou zerado, mas vai disputar amanhã o Super Domingo.

Destaque para sóilda apresentação de Martiņs Sesks com o Ford Puma não híbrido da equipe M-Sport, que segue em quinto no geral, à frente do líder do campeonato, Thierry Neuville. Grégoire Munster com outro Ford Puma, este híbrido vem em sétimo. 

Takamoto Katsuta (Toyota ) vem em oitavo, mas distante dos demais carros da Rally1. Na WRC2 a disputa aora é entre Sami Pajari (Toyota GR Yaris Rally2) e Oliver Solberg (Skoda Fabia RS Rally2).

O finlandês tem no momento confortáveis 26s3 de vantagem sobre o sueco. O polonês Kajetan Kajetanowicz, que vinha em segundo, acabou saindo da estrada na especial de Czarne 1, quebrou uma roda e perdeu muito tempo, abandonando a prova. 

Resultado após 15 especiais
1 Kalle Rovanperä/ Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1) 
1 Andreas Mikkelsen/ Torsten Eriksen (Hyundai i20N Rally1)  +9s4 
3 Elfyn Evans/ Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1)  + 16s1

4 Adrien Fourmaux/ Alexandre Coria (Ford Puma Rally1) + 37s0
5 Martins Sesks / Francis Renard (Ford Puma Rally1) + 58s2
6 Thierry Neuville/ Martijn Wydaeghe (Hyundai i20N Rally1) + 58s3
7 Gregoire Munster/ Louis Louka (Ford Puma Rally1) + 1m24s5

8 Takamoto Katsuta/ Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1) + 1m41s9
9 Sami Pajari/ Enni Mälkönen (Toyota GR Yaris WRC2) + 5m46s5 (WRC2)
10 Oliver Solberg/ Elliot Edmondson (Skoda Fabia WRC2) + 6m12s8

 

Related Articles

Puntataco Motorsport

Bem vindos ao site Puntataco, seu canal de informações com tudo o que acontece no mundo motorsport.

O site é a continuação do trabalho iniciado a quase três décadas do extinto site Pitstop. Estamos completando 15 anos com nossa nova formação e nomenclatura trazendo para você o melhor do automobilismo.