Pneu furado de Ogier no Powerstage dá vitória no Rally da Sardenha para Tänak

Tänak vence o Rally d''Italia Sardegna por 0s2

Em um final para lá de dramático o estoniano Ott Tänak (Hyundai i20 N Rally1) conquistou sua 20ª conquista no WRC (World Rally Championship - Campeonato Mundial de Rally). O campeão da modalidade de 2019, venceu o Rally d'Itália Sardegna 2024, revertendo a desvantagem de 6s2 para o francês Sébastien Ogier (Toyota GR Yaris), antes de entrar para o Powerstage.

Quando a Toyota Gazzo Racing já se preparava para comemorar a quinta conquista do alssaciano em terras italianas, um furo lento de pneu nos quilômetros finais do Powerstage o fez perder por ínfimos 0s2 para Ott Tänak. Ogier ainda conseguiu completar o Powerstage, mas com o 5m03s8, viu o rival lhe superar, e viu sua terceira vitória consecutiva nesta temporada se "esvaziar".

Tänak sequer estava perseguindo Ogier, e o francês estava a administrar a vantagem. O objetivo do estoniano era somar o máximo de pontos possíveis, para voltar a briga pelo título, e rivalizar com seu companheiro na formação coreana, o belga Thierry Neuville.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tänak estava visivelmente surpreso ao descer do carro, e a vitória realmente lhe recolocou na luta pela título do Campeonato de Pilotos, graças ao segundo lugar no Super Domingo. A vitória no Powerstage coube a Neuville, que hoje venceu três das quatro especiais disputas, e agora soma 122 pontos, 18 a mais que Tänak. Elfyn Evans (Toyota GR Yaris Rally1), que terminou em quarto, agora empatado com Tänak.

O espanhol Dani Sordo (Hyundai i20 N Rally1) terminou a prova em terceiro, chegando pela 56ª vez na carreira ao pódio, e de quebra conseguiu manter Elfyn Evans a distância, permitindo Tänak empatar com o piloto da Toyota em pontos no campeonato.

A equipe M-Sport não teve vida fácil neste Rally da Sardegna. Grégoire Munster começou com problemas de freio no seu Ford Puma, que depois foram solucionados, e isso lhe permitiu terminar em quinto lugar. Já o francês Adrien Fourmaux, abandonou a prova ainda na sexta-feira quando estava em terceiro lugar, com problemas eletrônicos no seu carro.

Fourmaux galgou um impressionante recuperação, terminando na sétima colocação no Super Sunday e o quarto tempo na Power Stage. Ainda assim o piloto da formação de Malcolm Wilson ficou em 15º na classificação geral. No WRC2 a vitória foi da dupla finlandesa Sami Pajari e Enni Mälkönen (Toyota GR Yaris Rally2).

Pajari primeiro teve de se digladiar com Pierre-Louis Loubet (Skoda Fabia RS Rally2), e depois que o francês abandonou, seu rival foi o também francês Yohan Rossel (Citroen C3 Rally2). Yohan Rossel fez uma recuperação épica nesta prova, já que um furo na sexta-feira o relegou a um distante 18º lugar, mas uma série de vitórias no sábado o recolocou na briga pelo pódio.

Rossel ainda teve de resistir aos intensos ataques do espanhol Jans Solans (Toyota GR Yaris Rally2), que foi o oitavo na classificação geral.   resistiram aos intensos ataques do espanhol Jans Solans (Toyota GR Yaris Rally2), que foi o oitavo na classificação geral.  Solans também teve uma apresentação digna de nota, sempre brigando para estar entre os mais rápidos do  WRC2, e hoje chegou a estar a 3s8 de Rossel, quando saiu da estrada, enroscou em uma cerca de arame, e no processo teve parte da carroceria do lado esquerdo arrancado.

No Powerstage um furo em um pneu traseiro, sepultou as esperanças do espanhol de roubar o segundo lugar de Rossel. Completaram os que pontuaram na Itália, aparece o tcheco Martin Prokop (Skoda Fabia RS Rally2) em nono, e o polaco Kajetan Kajetanowicz (Skoda Fabia RS Rally2), atual campeão do WRC2, em décimo lugar. 

Resultado do Rally d'Itália Sardegna 2024
1 Ott Tänak/ Martin Jarveoja (Hyundai i20N Rally1) + 17s1
2 Sebastien Ogier/ Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1) + 0s2
3 Dani Sordo/ Candido Carrera (Hyundai i20N Rally1) + 2m25s8
4 Elfyn Evans/ Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1) + 2m37s8
5 Gregoire Munster/ Louis Louka (Ford Puma Rally1) + 6m42s9
6 Sami Pajari/ Enni Mälkönen (Toyota GR Yaris Rally2) + 7m13s4 (WRC2)
7 Yohan Rossel/  Benjamin Boulloud  (Citroen C3 Rally2) + 7m45s7 (WRC2)
8 Jans Solans/ Rodrigo Sanjuan (Toyota GR Yaris Rally2 + 7m52s7 (WRC2)
9 Martin Prokop/ Michal Ernst (Skoda Fabia RS Rally2) + 10m05s4 (WRC2)
10 Kajetan Kajetanowicz/ Maciej Szczepaniak (Skoda Fabia RS Rally2) + 10m09s3 (WRC2)

Fotos - Honza Fronek

 

Related Articles

Puntataco Motorsport

Bem vindos ao site Puntataco, seu canal de informações com tudo o que acontece no mundo motorsport.

O site é a continuação do trabalho iniciado a quase três décadas do extinto site Pitstop. Estamos completando 15 anos com nossa nova formação e nomenclatura trazendo para você o melhor do automobilismo.