Rovanperä assumiu a liderança no Rally do Chile, Ogier abandona

Ogier abandonou após bater em uma pedra

O finlandês Kalle Rovanperä e seu navegador Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1 Hybrid) terminam o segundo dia de prova no Rally Chile Biobío na frente, com uma vantagem de 15s1 sobre os companheiros de equipe (Elfyn Evans/Scott Martin), depois que o nevoeiro caiu na parte da tarde. Os estonianos Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1 Hybrid) completam o pódio provisório, com 33s6 de atraso em relação ao líder.

Elfyn Evans  vinha liderando a prova na parte da manhã, depois de vencer duas especiais, mas na parte da tarde o nevoeiro simplesmente fez o galês reclamar que era impossível ver qualquer coisa, e perdeu a vantagem que tinha sobre Rovanperä, que de terceiro no primeiro dia, terminou o sábado na ponta da prova.

Ott Tänak chegou a liderar o Rally após a especial Lota 2 (SS11). mas acabou rodando com seu Hyundai em uma curva a direita, e foi superado por Ogier e Evans. Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1 Hybrid)  terminaram o dia na quarta colocação no geral.

Neuville ficou satisfeito já que fez tudo que era possível, e ficou somente uma posição atrás do seue rival mais próximo no campeonato, o estoniano e companheiro de equipe, Ott Tänak.  Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1 Hybrid) que também tinham chances de brigra pelo campeonato, praticamente ficaram fora da disputa, depois que o francês acabou atingindo uma pegra, que danificou a direção do seu carro.

O francês Adrien Fourmaux (Ford Puma Rally1 Hybrid) poderia estar ocupando uma posição no pódio, não fosse a penalização sofrida na sexta-feira, mas o piloto da formação de Malcolm Willson (M-Sport), ocupa o quinto lugar na classificação geral, à frente do finlandês Sami Pajari (Toyota GR Yaris Rally1).

Pajari, que está fazendo sua segunda prova na Rally', está 1s1 do luxemburguês Grégoire Munster, com o outro Ford Puma. Esapekka Lappi (Hyundai i20 N Rally1) é o oitavo mas já muito atrasado em relação ao ponteiros, depois de ter tomado uma penalização por check-in antecipado.

No WRC2, Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Škoda Fabia RS Rally2) lideravam a prova na parte da manhã, mas tiveram um furo de pneu na parte da tarque, e cairam para o quarto lugar. O bulgaro Nikolay Gryazin (Citroën C3 Rally2), deste modo volta a liderar a prova, com a dupla composta por Gus Greensmith/Jonas Andersson (Skoda Fabia RS Rally2) em segundo, e os franceses Yohan Rossell/Florian Barral (Citroën C3 Rally2) em terceiro.

Em uma reunião realizada na noite do sábado, os comissários revisaram as provas oferecidas pela Citroën, de quando da interrupção da SS11 por causa do nevoeiro, e corrigiram o tempo de Rossel para 17m02s5, quarenta segundo mais rápido que o tempo anteriormente a ele atribuido, e isso colocou o francês na liderança, com 21s6 segundos de vantagem sobre o companheiro de equipe Nikolay Gryazin.

Classificação do Rally do Chile após 12 especiais
1 Kalle Rovanperä/ Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1)  +15s1
2 Elfyn Evans/ Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1) +33s6
3 Ott Tänak/ Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1) +43s7
4 Thiery Neuville/ Martjin Wydaeghe (Hyundai i20N Rally1) +33s3
5 Adrien Fourmaux/ Alexander Coria (Ford Puma Rally1) +1m23s0
6 Sami Pajari/ Enni Malkonen (Toyota GR Yaris Rally1) +1m49s5
7 Gregorie Munster/ Louis Louka (Ford Puma Rally1) +1m50s6
8 Esapekka Lappi/ Janne Ferm (Hyundai i20N Rally1) +5m14s6
9 Yohan Rossell/Florian Barral (Citroën C3 Rally2) +6m16s6 (WRC2)
10 Nikolay Gryazin/ Konstantin Aleksandrov (Citröen C3 Rally2 +6m28s2 (WRC2)

Related Articles

Puntataco Motorsport

Bem vindos ao site Puntataco, seu canal de informações com tudo o que acontece no mundo motorsport.

O site é a continuação do trabalho iniciado a quase três décadas do extinto site Pitstop. Estamos completando 15 anos com nossa nova formação e nomenclatura trazendo para você o melhor do automobilismo.