Tänak termina a sexta-feira no Chile à frente dos demais, mas alteração nos tempos deu a liderança a Evans

Ajustes no final da ação de sexta-feira rebaixaram Ott Tänak do primeiro para o segundo lugar

A etapa de abertura do Rally do Chile (Pulperia 1) foi interrompida com bandeira vermelha depois que os três primeiros carros (Thierry Neuville, Sébastien Ogier e Tänak), completaram a etapa, com o restante do grid recebendo tempos após passar no modo estrada. Após os tempos alocados inicialmente terem sido atribuídos com base no tempo de estágio de Neuville (o mais lento dentre os três pilotos) houve alteração assim qua a segunda passagem pela especial de Pulperia foi encerrada na parte da tarde.

O diretor esportivo da Toyota, Kaj Lindström, contatou o secretário do percurso após o estágio quatro para solicitar alterações no tempo de Evans no SS1. Essas alterações, que foram influenciadas pelos tempos estabelecidos pelos pilotos na quarta etapa, fizeram com que Elfyn Evans perdesse 3s4s do responsável pela pista na primeira etapa, colocando Evans na liderança do rally durante a noite e deixando Ott Tänak (Hyundai i20 N Rally1) em segundo, três segundos atrás do primeiro colocado.

A Hyundai apresentou um protesto contra a maneira como os tempos teóricos da primeira etapa foram calculados, mas o protesto foi rejeitado pelos comissários do Rally Chile, com a decisão original do secretário do percurso mantida.

Ontem Tänak havia sido o piloto que menos errou, e mesmo não tendo vencido nenhuma especial, teria terminado o dia com 0s4 de vantagem sobre o galês Elfyn Evans (Toyota GR Yaris Rally1). A Toyota desembarcou no Chile com o único objetivo de retomar a liderança no Mundial de equipes, e trouxe uma formação de peso com Sebastien Ogier, que ainda tem chances de conquistar seu nono título; o atual bicampeão do WRC, Kalle Rovanperä, Elfyn Evans; e a jovem revelação Sami Pajari.

Os carros da formação dirigida por Jari-Matti Larvala, venceu cinco das seis especiais do dia, com Ogier conquistando três triunfos e Evans, outros dois. O derradeiro ficou com o francês Adrien Fourmaux (Ford Puma Rally1).

Mesmo vencendo três especiais Ogier fechou o dia somente na nona colocação no geral, já que na especial de San Rosendo pela manhã, o octacampeão acabou saindo da pista em uma curva rápida e bateu em um banco de terra. No choque o pneu traseiro estourou, e o francês perdeu mais de dois minutos até voltar a disputa.

Evans que havia assumido a liderança após o erro de Ogier, não foi bem na segunda passagem por Rere, e viu Tänak pular para frente. No final do dia Kalle Rovanperä com o outro Toyota completava o pódio.
Sami Pajari também impressionou no Chile, e levou seu Yaris ao quarto lugar, na classificação provisória.

Em quinto lugar terminou o luxemburguês Gregoire Munster (Ford Puma Rally1), imediatamente à frente do líder do campeonato Thierry 
Neuville.  O resultado do primeiro dia já era esperado pelo piloto belga, que é obrigado a abrir as escorregadias e sujas pistas chilenas.

Mesmo perdendo tempo com isso, Neuville aproveitou os erros dos demais, e terminou o dia somente meio minuto atrás do líder.  O finlandês Esapekka Lappi com o terceiro carro da Hyundai, teve um pneu delaminado, na segunda passagem por Pulperia, mas ainda fechou o dia na sétima colocação.

Adrien Fourmaux sofreu com alguns problemas no alternador, mas venceu a última especial do dia. A falha no carro da equipe M-Sport no entanto, acabou lhe fazendo perder mais de seis minutos em relação ao líder, e com uma penalização de um minuto por terem se atrasado na chegada ao parque fechado, terminaram o dia em oitavo lugar, depois de terem ocupado em grande parte do tempo o quarto posto.

Também se esperava um otimo desempenho do letão Mārtinš Sesks, com o terceiro Ford Puma Rally1, mas o  piloto teve um pneu furado na especial de San Rosendo; trocou o pneu danificado e poucos quilômetros sofreu com um novo furo. Infelizmente para Sesks não havia mais rodas rodas sobressalentes, e ele foi obrigado a abandonar.

Na WRC2, liderança para bulgaro Nikolay Gryazin (Citroën C3 Rally2). Gryazin fechou o top 10, mas não sem antes levar um susto e quase capotar na última especial do dia. O sueco Oliver Solberg (Skoda Fabia RS Rally2), que já é quase o campeão antecipado da WRC2, preferiu não correr riscos, e terminou o dia em 11º  no geral, mais de dez segundos atrás de Gryazin.

Em terceiro na WRC2, aparece o francês Yohan Rossel(Citroën C3 Rally2).

Classificação do Rally do Chile após 6 especiais
1 Elfyn Evans/ Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1) 
2 Ott Tänak/ Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1) +3s0
3 Kalle Rovanperä/ Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1)  +10s1
4 Sami Pajari/ Enni Malkonen (Toyota GR Yaris Rally1) +12s2
5 Gregorie Munster/ Louis Louka (Ford Puma Rally1) +13s7
6 Thiery Neuville/ Martjin Wydaeghe (Hyundai i20N Rally1) +33s3
7 Esapekka Lappi/ Janne Ferm (Hyundai i20N Rally1) +39s1
8 Adrien Fourmaux/ Alexander Coria (Ford Puma Rally1) +1m02s2
9 Sebastien Ogier/ Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1) +1m27s9
10 Nikolay Gryazin/ Konstantin Aleksandrov (Citröen C3 Rally2 +2m17s9 (WRC2)

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