Rovanperä viu o mundo girar ao contrário e Ogier venceu o Rally da Finlândia

Com os resultados Ogier é o vice-líder, 27 pontos atrás de Neuville

No sábado dissemos que O Rally da Finlândia continua a ser assombrsomente um desastre tiraria a vitória das mãos do finlandês Kalle Rovanperä (Toyota GR Yaris Rally1), na prova realizada na sua terra. O jovem bicampeão de 23 anos, jamais havia vencido em "casa", uma vez que nasceu em Jyväskylä, exatamente onde é a sede da Toyota Gazoo Racing.

Tudo estava correndo como um script perfeito, com Rovanperä dominando a prova com grande facilidade, e tendo o octacampeão e companheiro de equipe, Sebastien Ogier como seu escudeiro, até que no penúltimo especial da prova (Sahloinen-Moksi 2) o finlandês cometeu um pequeno erro.

Rovanperä já havia vencido essa mesma especial na parte da manhã, e tambbém a seguinte em Laajavuori, quando na segunda passagem por Sahloine-Moksi, em uma curva rápida para esquerda, ele bateu em uma pedra, que o arremessou para o lado oposto, e com isso o seu Toyota Yaris, acabou capotando e batendo nas árvores à beira da estrada.

Rovanperä e seu navegador, Jonne Halttunen sairam ilesos do carro, mas os danos no carro os fizeram abandonar a corrida. Ogier acabou herdando inesperadamente a vitória com o abandono de Rovanperä, e com o resultado entrou de vez na luta pelo título, que se vier a ocorrer o fará igualar com o compatriota Sebastien Loeb com nove triunfos no WRC.

Cabe ainda lembrar que Ogier não está fazendo uma temporada completa no WRC, participando apenas de alguns eventos, mas diante dos resultados é líquido e certo que a TGR irá colocá-lo nas quatro etapas restantes do Mundial, para tentar derrotar Thierry Neuville e a equipe Hyundai.

Thierry Neuville terminou o rally em segundo lugar, e agora soma 168 pontos, contra os 141 de Ogier. Basicamente se livrou momentaneamente da perseguição de Ott Tänak (Hyundai) e Elfyn Evans (Toyota), para ter de se preocupar com um rival muito mais perigoso e experiente.

A terceira colocação na prova acabou com o francês Adrien Fourmaux (Ford Puma Rally1), que mesmo com dificuldade de encontrar o melhor acerto para o carro da equipe M-Sport pela quarta vezz na temporada conseguiu subir ao pódio. Um dos motivos para seu bom desempenho neste ano, é sua grande regularidade, tanto que ocupa o quinto lugar no campeonato.

Excepcional resultado obtido pelo finlandês Sami Pajari (Toyota GR Yaris Rally1). Pajari recebeu do chefão da TGR, Jari-Matti Latvala, um carro da Rally1 para competir na prova finlandesa.

A estreia não poderia ter sido mais feli, já que teminou em quarto lugar na prova, esteve sempre entre os mais rápidos, e de quebra assinalou sua primeira conquista de uma especial da Rally1 (Ruuhimäki 2) batendo ninguém menos que Ogier, por 0s5; e na primeira especial da parte da tarde da sexta-feira (SS6 Laukaa 2) havia terminado em segundo, a somente 2s4 de Rovanperä.

O sueco Oliver Solberg (Skoda Fabia RS Rally2) se aproveitou que Pajari foi disputar a Rally1, para terminar em quinto no geral, e sair com a vitória da WRC2. Sem Pajari para lhe incomodar, não deu chances para os demais rivais, e não somente venceu, como tomou a liderança da tabela de Pajari, somando agora 111 pontos, contra 83 do finlandês.

Na sexta colocação aparece o chefe de equipe da Toyota Gazoo Racing, Jari-Matti Latvala, que aproveitou a "promoção" dada a Pajari, para assumir os comandos do seu Yaris Rally2. Tirando o o pó do macacão, e voltando a calçar as luvas o finlandês mostrou que ainda é muito rápido, vencendo especiais todos os dias. 

Em sétimo, e na terceira posição na WRC2, ficou o finlandês Lauri Joona com seu Skoda Fabia, seguido por Mikko Heikkilä (Toyota GR Yaris Rally2). O russo Nikolay Gryazin (Skoda Fabia), que compete com a licença búlgara, terminou em nono, com somente 3s3 de vantagem sobre o francês Yohan Rossel (Citroën C3 Rally2), que completou os dez que pontuaram nesta prova.

Para o galês Elfyn Evans, o Rally da Finlândia é uma prova para se esquecer, já que tinha tido provlemas com a transmissão do seu Yaris no sábado e despencado para 12ª posição. Neste domingo instantes antes de Rovanperä, Evans perdeu o controle do seu carro e do mesmo modo que o finlandês capotou seu carro, colidindo contra árvores, e tendo a traseira do carro completamente destruída. Felizmente Evans e Scott Martin nada sofreram.

Outro que tinha visto o mundo ao contrário era o finlandês Esapekka Lappi (Hyundai i20 N Rally1), na sexta-feira. Lappi no entanto voltou hoje disposto a somar o máximo de pontos no Super Domingo, e travou uma enorme batalhha com o japonês Takamoto Katsuta (Toyota GR Yaris Rally1).

Lappi derrotou o japonês por míseros milésimos, mas o Katsuta compensou vencendo a Power Stage final, e mesmo ficando fora do top 10 somaram pontos importantes. Entre as equipes a luta segue intensa, com a Hyundai tendo 395 pontos, contra 375 da Toyota.

Resultado final do Secto Rally Finland 2024
1 Sebastien Ogier/ Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1)

2 Thiery Neuville/ Martjin Wydaeghe (Hyundai i20N Rally1) + 40s1
3 Adrien Fourmaux/ Alexander Coria (Ford Puma Rally1) + 1m14s1
4 Sami Pajari/ Enni Malkonen (Toyota GR Yaris Rally1) + 1m54s5
5 Oliver Solberg/ Elliot Edmondson (Skoda Fabia WRC2)  + 8m15s5 (WRC2)
6 Jari-Matti Latvala/ Juha Hänninen (Toyota GR Yaris Rally2) - Toyota - 8m54s5 (WRC2)
7 Lauri Joona/ Janni Hussi (Skoda Fabia RS Rally2) +9m29s4 (WRC2)
8 Mika Heikkilä/ KistianTemonen (Toyota GR Yaris Rally2) + 9m32s0 (WRC2)

9 Nikolay Gryazin/ Kostantin Aleksandrov (Citroen C3 Rally2) + 9m51s7 (WRC2)
10 Georg Linnamäe/  James Morgan (Toyota GR Yaris Rally2) + 10m07s0

Classificação do Mundial de Pilotos
1 Neuville, 168 pontos
2 Ogier, 141
3 Tänak, 137
4 Evans, 132
5 Fourmaux, 119
6 Rovanperä, 86
7 Katsuta, 76
8 Lappi, 33
9 Mikkelsen, 29
10 Sordo, 27

Classificação do Mundial de Equipes
1 Hyundai Shell Mobis WRT, 395 pontos
2 Toyota Gazoo Racing WRT, 375 
3 M-Sport Ford WRT, 207

Foto - Honza Frone

Related Articles

Puntataco Motorsport

Bem vindos ao site Puntataco, seu canal de informações com tudo o que acontece no mundo motorsport.

O site é a continuação do trabalho iniciado a quase três décadas do extinto site Pitstop. Estamos completando 15 anos com nossa nova formação e nomenclatura trazendo para você o melhor do automobilismo.