Mais uma vitória para o currículo do octacampeão Sebastian Ogier
Para sorte dos demais Sebastien Ogier decidiu (Toyota GR Yaris Rally1) nos últimos anos fazer temporadas parciais no WRC, caso contrário seria forte candidato ao título. O francês da Toyota, que corre com o compatriota Vicente Landais como co-piloto, venceram o Rally da Croácia, quarta etapa da temporada 2024 do WRC (World Rally Championship - Campeonato Mundial de Rally). A dupla volta a vencer exatos dez meses após o último triunfo.
Na sexta-feira 6ª Ogier venceu duas especiais, e terminou o dia na terceira colocação provisória, com Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1) liderando, e seu companheiro na Toyota, Elfyn Evans em segundo. Ontem fez uma participação mais comedida, cometeu alguns erros, venceu a primeira especial do dia, e via Thierry Neuville, firme na liderança da prova.
Ogier era ainda o terceiro com 4s9 de desvantagem para Evans, e 11s6 para Neuville. Neste domingo continuou com a estratégia de uma tocada mais segura, não cometendo os erros dos adversários, e assim chegou a 59ª vitória no WRC. Elfyn Evans terminou em segundo, e poderia ter vencido, não fosse uma saída de estrada que lhe custou 20 segundos, e depois na especial seguinte uma rodada que lhe custou mais um tempo precioso..
Pior ainda para o belga Thierry Neuville, que liderou os dois primeiros dias da prova na Croácia, mas hoje acabou escapando da estrada, danificando a asa traseira. Esse problema o fez perder downforce nas duas últimas especiais, e viu lhe superar tanto Evans, quanto Ogier. O estoniano Ott Tänak (Hyundai i20 N Rally1) terminou em quarto lugar, mas sem jamais ameaçar os ponteiros da prova.
O japonês Takamoto Katsuta (Toyota GR Yaris Rally1), andou forte neste domino, depois de dois dias muito complicados, e fechou a prova em ótima quinta colocação. Andreas Mikkelsen levou seu Hyundai ao sexto lugar, à frente do Ford Puma de Gregoire Munster.
O russo Nikolay Gryazin (Skoda Fabia RS Rally2) venceu no WRC2, com o oitavo lugar no geral, chegando à frente de Yohan Rossel (Citroën C3 Rally2). O finlandês Sami Pajari (Toyota GR Yaris Rally2) completou os dez primeiros.
O francês vinha em uma excelente quinta colocação, até errar e bater seu Ford Puma da equipe M-Sport em um marcador anti-corte de concreto na primeira passagem de Zagorska Sela. No incidente teve um braço de direção quebrado e perdeu 15 minutos para o conserto.
No fim ainda conseguiu salvar importantes pontos, ao vencer o Powerstage.
Resultado do Rally da Croácia
1 Sebastien Ogier/ Vicente Landais (Toyota GR Yaris Rally1)
2 Elfyn Evans/ Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1) +9s7
3 Thierry Neuville/ Martjin Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1) +45s8
4 Ott Tänak/ Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1) +48s6
5 Takamoto Katsuta/ Aaron Johnton (Toyota GR Yaris Rally1) +1m55s5
6 Andreas Mikkelsen/ Torsten Eriksen (Hyundai i20 N Rally1) + 4m01s0
7 Gregoire Munster/ Louis Luka (Ford Puma Rally1) + 5m11s0
8 Nikolay Griazin/ Kibstabtub Aleksandrova (Skoda Fabia RS Rally2) +9m21s3 (WRC2)
9 Yohan R6 Gus Greensmith/ Jonas Anderson (Skoda Fabia RS Rally2) +9m59s5 (WRC2)
10 Sami Pajari/ Enni Mälkkönen (Toyota GR Yaris Rally2 ) +10m22s7 (WRC2)