Kalle Rovanperä garantiu o quarto triunfo para Toyota, desde que o Rally do Kenya voltou ao calendário do WRC
A Toyota manteve sua invencibilidade no Kenya Safari Rally pelo quarto ano consecutivo. A marca japonesa venceu em 2021 e 2023 com o octacampeão do WRC Sebastien Ogier; e Rovanperà venceu em 2022 e este ano empatou com o francês. Todas vitórias foram com o modelo Yaris, sendo as três últimas com o modelo híbrido.
Ao todo nas 72 edições já realizadas da prova a Toyota já subiu ao degrau mais alto do pódio em dez oportunidades, mas ainda está longe da recordista a Mitsubishi, que venceu 18 vezes em terras africanas.
Este ano Kalle Rovanperä foi dominante, tendo assumido a liderança logo na manhã de sexta-feira, quando venceu as seis especiais daquele dia. O finlandês que é o tricampeão do WRC, construiu uma confortável vantagem, e não sofreu com nenhum problema. Sequer um pneu furado atrapalhou o jovem finlandês, que este ano esta fazendo apenas provas pontuais no WRC.
Outro que buscou uma abordagem mais conservadora nesta prova foi o japonês Takamoto Katsuta (Toyota GR Yaris Rally1). Takamoto terminou em segundo lugar, mesmo tendo dois furos de pneus nos dois últimos dias, e sofrer com uma irritação nos olhos, por causa da areia.
O francês Adrien Fourmaux conquistou um maiúsculo resultado para equipe M-Sport. A equipe britânica fez a preparação para a prova africana em Greystoke, ao lado da sua sede, ao invés de se prepararem no Kenya como as demais equipes.
Fourmaux terminou em terceiro lugar na prova completando o pódio, e sendo vítima de somente um pneu furado. O resultado só não foi melhor, já que no princípio os acertos do carro não eram os ideiais, devido a preparação na Inglaterra, mas o Ford Puma Rally1 mostrou uma grande confiabilidade teve.
O galês Elfyn Evans (Toyota GR Yaris Rally1), chegou a sonhar com uma trinca de Toyotas no pódio, mas os furos de pneus o impediram de lutar com Rovanperä e Katsuta. Evans pode ser considerado o azarado desta edição do Safary, com quatro furos seguidos no sábado.
Se os comandados de Jari-Matti Latvala (chefão da Toyota), podiam comemorar o resultado final, o mesmo não se aplica aos comandados de Cyril Abiteboul. A Hyundai mais uma vez teve muitos problemas de confiabilidade no i20 N Rally1.
O belga Thierry Neuville levou seu carro ao quinto lugar ao final da prova, mas ele poderia ter discutido a vitória com Rovanperä, não fosse o furo de pneu que destruiu parte da traseira do seu carro na manhã da sexta-feira, o fazendo perder muito tempo. Depois o belga ainda acabou atingindo um pedra que estava no meio da estrada na especial de Hell's Gate 1, na manhã deste domingo.
A pedra quebrou a suspensão traseira direita, e Neuville se arrastou até o parque de serviços, perdendo 15 segundos. Ainda assim Neuville segue liderando o campeonato, depois de garantir a vitória no Powerstage. Neuville agora tem 67 pontos, contra 61 de Evans e 46 de Adrien Fourmaux.
No WRC2 Gus Greensmith (Skoda Fabia RS Rally2) levou a melhor sobre o sueco Oliver Solberg (Skoda Fabia RS Rally2). A vitória do britânico deve ser ainda mais saudada, já que no início da semana ele ainda estava pensando em não disputar a prova, já que ainda estava convalecendo de uma enfermidade.
Solberg teve dois furos de pneus na sexta-feira, e a vantagem que Greensmith construiu já não podia mais ser descontada. Ott Tänak (Hyundai i20 N Rally1), acabou fazendo uma prova de recuperação e terminou em oitavo lugar.
O estoniano na sexta-feira atingiu uma pedra, que quebrou a caixa de direção e o tirou da estrada e da prova. No sábado ele começou a se recuperar, marcou um ponto, e hoje somou outros sete. Jourdan Serderidis (Ford Puma Rally1) fez uma prova regular e constante, terminando em nono lugar.
O polonês Kajetan Kajetanowicz (Skoda Fabia RS Rally2) completou os dez que pontuaram na prova, além de ter ficado em terceiro lugar na WRC2. A próxima etapa do WRC será com o Rally Croácia, entre os dias 18 a 21 de abril.
Resultado do Kenya Safari Rally 2024
1 Kalle Rovanperä/Jonne Hultunnen (Toyota GR Yaris Rally1)
2 Takamoto Katsuta/ Aaron Johnton (Toyota GR Yaris Rally1) +1m38s7
3 Adrien Fourmaux/ Alexandre Coria (Ford Puma Rally1) +2m25s1
4 Elfyn Evans/ Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1) +4m20s2
5 Thierry Neuville/ Martjin Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1) +10m17s5
6 Gus Greensmith/ Jonas Anderson (Skoda Fabia RS Rally2) +18m05s4 (WRC2)
7 Oliver Solverg/ Elliott Edmondson (Skoda Fabia RS Rally2) +19m28s5 (WRC2)
8 Ott Tänak/ Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1) +21m02s0
9 Jourdan Serderides/ Frédéric Micloute (Ford Puma Rally10 +26m13s3
10 Kajetan Kajetanovicz/ Maciej Czczepaniak (Skoda Fabia RS Rally2 ) +26m34s4 (WRC2)
Classificação do Mundial de Pilotos
1 Neuville, 67 pontos
2 Evans, 61
3 Fourmaux, 46
4 Tänak, 33
5 Rovanperä, 31
6 Katsuta, 30
7 Ogier, 24
8 Lappi, 23
9 Solberg, 12
10 Pajari, 6
10 Mikkelsen, 6
10 Greensmith, 6
Classificação do Mundial de Equipes
1 Toyota Gazoo Racing WRT, 87 pontos
1 Hyundai Shell Mobis WRT, 87
3 M-Sport Ford WRT, 7
Fotos - Honza Fronek