Esapekka Lappi foi o mais rápido do Shakedown no Rally do Chile, que aconteceu na manhã desta quinta-feira
A antepenúltima etapa da temporada 2024 do WRC (World Rally Championship - Campeoanto Mundial de Rally) acontece neste final de semana, na América do Sul, e o Chile é o palco que pode permitir a Thierry Neuville (Hyundai) ampliar sua vantagem rumo ao tão sonhado primeiro título mundial, ou permitir a aproximação de Ott Tänak (Hyundai) e Sebastien Ogier (Toyota)
Esta manhã aconteceu o shakedown do Rally Chile Bióbio 2024, e quem brilhou foram os jovens pilotos que tiveram a oportunidade de se increverem no Rally1; caso do letão Mārtiņš Sesks a bordo do Ford Puma da formação de Malcolm Smith (M-Sport) e do finlandês Sami Pajari com o Toyota GR Yaris Rally1. Sesks que este ano já impressionou com um quinto lugar na Polônia e um sétimo lugar na Letônia, foi o segundo mais rápido, sendo batido por somente 2s2 pelo finlandês Esapekka Lappi (Hyundai).
Pajari que estreou na Rally1, na prova da Finlândia e compete regularmente no WRC2, foi o terceiro melhor no shakedown de 6.79 klm em Conuco. Os postulantes ao título adotaram uma estratégia mais comedida, sem correr riscos. O vice-líder do campeonato, Ott Tänak (Hyundai) foi o quinto, logo atrás do atual bicampeão Kalle Rovanperä (Toyota).
O belga Thierry Neuville (Hyundai), que tem 34 pontos de vantagem sobre Tänak, ficou em sétimo, e o octacampeão Sebastien Ogier foi o décimo. Além da disputa do Mundial de Pilotos, o Campeonato de Equipes está extremamente disputado, com a Hyundai levando 35 pontos de vantagem para Toyota.
Deste modo as duas montadoras procuraram vir para o Chile com força total. A Toyota inscreveu quatro carros, sendo que dos titulares somente Elfyn Evans veio para o continente americano. No lugar do japonês Takamoto Katsuta, o chefão da equipe Jari-Matti Latvala optou por Sami Pajari, e ainda conta com Ogier e Rovanperä.
A Hyundai conta com Neuville, Tänak, e o veloz Esapekka Lappi. Nesta sexta-feira serão seis especiais em um total de 112,76 km
Resultado do shakedown