O atual sistema é confuso e pode não beneficiar o vencedor, mas garante emoção
A FIA introduziu uma nova escala de pontos para a temporada 2024 do WRC, mas já estão com diversas proposta para a mundança do sistema para 2025. Não restam dúvidas que o atual sistema de pontuação trouxe emoção aos rallys, porém vem sendo muito criticado porque o vencedor já não tem garantias de vantagem.
Hoje o sistema é bem complexo, já que os pontos são divididos em duas partes. Na primeira os pontos são atribuidos no encerramento das especiais do sábado para os 10 primeiros colocados no ranking. Assim na noite do sábado os pontos serão distribuidos da seguinte forma do primeiro para o décimo: 18, 15, 13, 10, 8, 6, 4, 3, 2, 1.
No domingo pontos são atribuidos para os sete mais rápidos: respectivamente 7, 6, 5, 4, 3, 2 ,1; e a pontuação do PowerStage se ,manteve inalterada, sendo dados pontos de bonificação para os primeiros cinco classificados da seguinte maneira: 5, 4, 3, 2 e 1 ponto. Assim um vencedor pode chegar a um total de 30 pontos em uma etapa perfeita.
Mas não é exatamente isso que vem ocorrendo. Na Suécia Esapekka Lappi (Hyundai) venceu, somou 19 pontos e o galês Elfyn Evans (Toyota) que terminou em segundo somou 24. No Quénia, Kalle Rovanpera (Toyota) venceu e somou 20 pontos, já Thierry Neuville (Hyundai) foi 5º e garantiu 19 pontos.
Na Croácia vitória de SEbastien Ogier (Toyota), que conquistou 21 pontos; ao passo que Ott Tänak que foi o 4º, somou 20. No Rally de Portugal nova vitória de Ogier, que garantiu 25 pontos, mas Tänak que foi segundo somou 26 pontos, e Neuville o terceiro 24. Como os críticos tem disparado que a vitória deixou de ter importância, a Comissão do WRC está avaliando quatro propostas diferentes, com o desafi de manter a emoção, mas com um sistema de pntuação mais jutos para quem vence as provas e sobe ao pódio.
Foto - Honza Fronek