Thierry Neuville acabou perdendo o contato com o grupo da frente, que agora é liderado por Sebastien Ogier.
O belga acabou sendo vítima das traiçoeiras estradas esta manhã, rodando uma vez, e depois saindo da estrada. No primeiro erro Neuville perdeu somente alguns segundos, mas no segundo quase colocou tudo a perder, quando passou reto em uma curva, atravessou um campo, e como havia uma vala, seu Hyundai i20 N Rally1 ficou preso, e foi uma luta até conseguir que o pneus encontrassem um ponto para tracionar na grama molhada, para voltar à pista.
Com os contratempos acabou perdendo mais de trinta segundos, e caiu para o quarto lugar na classificação geral da prova. Neuville na realidade não precisa correr riscos desnecessários, já que tem ainda 24 pontos de vantagem no campeonato, sobre Ott Tänak, seu companheiro de equipe de Hyundai.
O francês Sebastien Ogier (Toyota GR Yaris Rally1), assumiu a liderança do Rally da Europa Central, muito embora assim como Neuville e outros pilotos, tenha feito um passeio fora da estrada.
No final do dia Ogier tem agora uma vantagem de5s2 de vantagem sobre Ott Tänak, que descontou cinco pontos em relação a Neuville. Na terceira posição aparece Elfyn Evans (Toyota GR Yaris Rally1), a 8s3 atrás do líder. Neuville em quarto está a 25s8 do galês da Toyota, e com uma vantagem de quase um minuto sobre o japonês Takamoto Katsuta (Toyota GR Yaris Rally1).
Katsuta foi outra que deu um passeio fora do traçado, após frear em um curva em gancho à esquerda, e escorregar na grama molhada. O passeio do japonês até voltar à estrada foi longo. A outra Toyota GR Yaris Rally1, do finlandês Sami Pajari, aparece em sexto.
Gregoire Munster completa os carros da Rally1, que pontuam, com o sétimo lugar, depois que seu companheiro de equipe, Adrien Fourmaux, teve um diferenceia dianteiro que não funcionava, e deixou o carro literalmente indirigivel. Fourmaux acabou sendo forçado a abandonar na última especial da manhã, quando o radiador do sistema híbrido se partiu, causando o vazamento de todo o líquido.
No WRC2, a liderança segue com o piloto Nikolay Gryazin (Citroën C3 Rally2), mas a decisão do título da categoria ficou para ojpapão, depois que o Citroën de Yohan Rossell, saiu da estrada e forçou o piloto ao abandono com danos na roda traseira esquerda. Oliver Solberg (Skoda Fabia RS Rally2) é o nono, e Filip Mares (Toyota GR Yaris Rally2), fecha os dez que pontuam.
Agora é preciso aguardar pelo Rali do Japão onde Sami Pajari deverá alinhar com o Toyota Yaris Rally2. Se o finlandês conseguir o 1º ou 2º lugar no WRC2 garante o título, se fôr 3º empata e aí é Solberg quem se sagra campeão com o desempate a ser feito com o maior número de segundos lugares; e em condições normais, para Rossell este pode ter sido o fim de ser campeão de WRC2 de 2024.
Resultado do Rally do Central Europe Rally após 14 especiais
1 Sebastien Ogier/ Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1)
2 Ott Tänak/ Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1) +5s2
3 Elfyn Evans/ Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1) +14s01
4 Thiery Neuville/ Martjin Wydaeghe (Hyundai i20N Rally1) + 39s8
5 Takamoto Katsuta/ Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1) + 1m31s8
6 Sami Pajari/ Enni Malkonen (Toyota GR Yaris Rally1) +2m07s3
7 Gregorie Munster/ Louis Louka (Ford Puma Rally1) +3m22s7
8 Nikolay Gryazin/ Konstantin Aleksandrov (Citröen C3 Rally2 +7m39s6 (WRC2)
9 Oliver Solberg/ Elliot Edmondson (Skoda Fabia RS Rally2) + 8s10s6 (WRC2)
10 Filip Mares/ Rodoban Bucha (Toyota GR Yaris Rally2) + 3s56s4 (WRC2)