Ogier bate na penúltima especial, vitória de Tänak no Rally da Europa Central

Título só será decidido no Japão, mas Neuville tem 25 pontos de vantagem

O domingo acabou sendo catastrófico para as pretenções da Toyota e Sebastien Ogier no European Central Rally, que foi disputados nas rápidas e traiçoeiras estradas da República Checa. Logo na primeira especial do dia (Am Hochwald) o octacampeão do WRC terminou em sétimo, e o estoniano Ott Tänak (Hyundai i20 N Rally1) ficou em quinto, e com isso recuperou a liderança da prova, abrindo 1s9 sobre o francês.

Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1), que lidera o campeonato foi o quarto, mesma  posição que ocupava na classificação geral, buscando não correr riscos e somar pontos. Na especial seguinte vitória de Takamoto Katsuta (Toyota GR Yaris Rally1), com Ogier em segundo, e recuperando 0s4 de Tänak que foi o terceiro, com Neuville em sexto.

Tänak e Ogier travaram uma grande batalha pela vitória no Rally, até que veio a penúltima especial da prova (Am Hochwald 2). Em uma curva rápida para esquerda Ogier sai um pouco do asfalto, as rodas direitas passam no cascalho, e seu Toyota acaba caindo em uma vala, batendo em seguida em um poste.

A dupla Sebastien Ogier/ Vincent Landais escapou ilesa, porém o Yaris danificado no choque contra o poste telegráfico, forçou-os ao abandono. O galês Elfyn Evans (Toyota GR Yaris Rally1), vence a especial, com Tänak em segundo, que passou a ter 9s4 de vantagem sobre o mesmo Evans.

A Toyota ainda tinha mais para lamentar, já que o finlandês Sami Pajari com outro Toyota, havia capotado no começo do dia, e também havia ficado fora da prova, custando importantes pontos no Campeonato de equipes que é liderado por pouco pela Hyundai. No Power Stage a vitória foi novamente de Katsuta, com o dinamarquês Andreas Mikkelsen (Hyundai i20 N Rally1) em segundo, Evans em terceiro e Neuville na quarta posição.

A vitória geral ficou com Ott Tänak, que chegou a sua 21ª conquista no WRC. Para Neuville que terminou em terceiro, atrás de Evans, o saldo acabou sendo positivo, já que resta somente uma prova na temporada, o Rally do Japão.

Com trinta pontos em jogo, o belga vai para a decisão com uma vantagem de 25 pontos sobre Tänak. Ou seja no país do sol nascente, finalmente o belga poderá celebrar seu primeiro título no WRC, ou Tänak conquistará sua segunda coroa na modalidade.

No campeonato de equipes a decisão também ficou para o Japão, já que mesmo com as dificuldades que teve no início do rally, Mikkelsen com o segundo lugar no Power Stage somou quatro pontos para Hyundai. Katsuta, que terminou em quarto na prova, e Evans salvaram a honra da Toyota, mas os abandonos de Pajari e Ogier farão muita falta na batalha pelo título de equipes.

O luxemburguês Gregoire Munster com seu Ford Puma Hybrid ficou em quinto, e defendeu as cores da M-Sport. O resultado para equipe de Malcolm Wilson poderia até ser melhor, não fossem os problemas sofridos ontem por Adreien Fourmaux. 

No WRC2, a vitória ficou com Nikolay Gryazin (Citroën C3 Rally2), que fez uma prova excelente, a ponto de livrar 16s5 de vantagem sobre o sueco Oliver Solberg (Skoda Fabia RS Rally2). Se a Citroën podia festejar com Gryazin, o mesmo não se podia dizer do francês Yohan Rossel, que tinha tudo para se sagrar campeão nesta prova, e agora precisará de um milagre para conquistar o campeonato no Japão.

Para a prova no Japão, Sami Pajari que irá disputar a WRC2, precisará terminar entre os dois primeiros, ou caso contrário o título ficará com  Solberg. Já Rossell terá de torcer pelo abandono dos dois rivais. Completaram os dez que pontuaram no Rally da Europa Central: Filip Mares (Toyota GR Yaris Rally2) em oitavo; Mikolaj Marczyk (Skoda Fabia RS Rally2) em nono e Kajetan Kajetanowicz (Skoda Fabia RS Rally2) em décimo; todos da WRC2.

Resultado do Rally do Central Europe Rally
1 Ott Tänak/ Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1) 
2 Elfyn Evans/ Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1) +7s0
3 Thiery Neuville/ Martjin Wydaeghe (Hyundai i20N Rally1) +39s8
4 Takamoto Katsuta/ Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1) + 1m21s0
5 Gregorie Munster/ Louis Louka (Ford Puma Rally1) +3m41s9
6 Nikolay Gryazin/ Konstantin Aleksandrov (Citröen C3 Rally2 +9m17s6 (WRC2)
7 Oliver Solberg/ Elliot Edmondson (Skoda Fabia RS Rally2)  + 9s34s1 (WRC2)
8 Filip Mares/ Rodoban Bucha  (Toyota GR Yaris Rally2)  + 11s41s5 (WRC2)
9 Mikolaj Marczyk/ Szymon Gospodarczyk  (Skoda Fabia RS Rally2)  + 12s10s6 (WRC2)
8 Kajetan Kajetanovicz/ Maciej Szczepaniak  (Skoda Fabia RS Rally2)  + 12s20s3 (WRC2)

Foto - Honza Fronek

Related Articles

Puntataco Motorsport

Bem vindos ao site Puntataco, seu canal de informações com tudo o que acontece no mundo motorsport.

O site é a continuação do trabalho iniciado a quase três décadas do extinto site Pitstop. Estamos completando 15 anos com nossa nova formação e nomenclatura trazendo para você o melhor do automobilismo.