Disputa entre Neuville e Ogier segue intensa no Rally Acrópole
O belga Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1) segue com uma vantagem de quase um minuto sobre seu companheiro de equipe, o espanhol Dani Sordo, após a 12ª e última especial deste sábado no EKO Acropolis Rally Greece. O octacampeão Sebastian Ogier (Toyota GR Yaris Rally1) aparece em terceiro, um minuto atrás do líder.
Este resultado dá provisóriamente uma confortável vantagem de mais de um minuto sobre Ogier, e mais cinco pontos de vantagem sobre o francês na luta pelo título de pilotos. No começo do dia a Hyundai ainda mantinha as três primeiras colocações, mas o estoniano Ott Tänak que vinha liderando, teve dois furos de pneus já na primeira especial (Rengini)
Duas especiais depois, (Aghii Theodori1) foi a vez do espanhol Dani Sordo ter seu carro danificado, por um pneu que se despedaçou após rasgar em uma pedra, e com isso o belga pulou para primeiro lugar. Sordo ainda se manteve em segundo com Ogier em terceiro, e Tänak encerrando o dia em quarto.
Neuville iniciará o domingo com uma vantagem hipotética de 32 pontos de vantagem sobre Ogier na luta pelo título, porém a Hyundai está mais confiante na luta por equipes, já que Ogier é o único que restou para lutar pela Toyota na Rally1. é o terceiro, à frente de Ott Tanak. Sami Pajari lidera o WRC2 de Robert Virves, que teve um furo na etapa final de cascalho do dia. Elfyn Evans capotou seu Yaris em uma cruva fechada na especial 11 (Aghii Theodori1); o público desvirou o carro, mas o galês acabou por abandonar.
Tanak quase capotou seu Hyundai exatamente da mesma maneira, mas salvou o carro.
Na WRC2 a liderança é do finlandês Sami Pajari (Toyota GR Yaris Rally2), que ocupa o quinto lugar na classificação geral, à frente do estoniano Robert Virves (Skoda Fabia RS Rally2), que acabou perdendo tempo em relação ao piloto da Toyota após ter um pneu furado na penúltima especial do dia.
O francês Yohan Rossel (Citroën C3 Rally2), vem fazendo uma impressionante prova de recuperação, e subiu para terceira lugar, supérando o polonês Kajetan Kajetanowicz (Skoda Fabia RS Rally2). Georg Linnamäe (Toyota GR Yaris Rally2) é o nono colocado na geral, e o sul-africano Fabrizio Zaldivar (Skoda Fabia RS Rally2) comploeta dos dez primeiros
Resultado do 68 EKO Acropolis Rally 2024 após 612 especiais
1 Thiery Neuville/ Martjin Wydaeghe (Hyundai i20N Rally1)
2 Dani Sordo/ Candido Carrera (Hyundai i20N Rally1) + 54s9
3 Sebastien Ogier/ Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1) + 1s19ss9
4 Ott Tänak/ Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1) + 3m20s5
5 Sami Pajari/ Enni Malkonen (Toyota GR Yaris Rally2) + 5m07s3 (WRC2)
6 Robert Virves/ Aleks Lesk (Skoda Fabia WRC2) + 5m35s1 (WRC2)
7 Yohan Rossel/ Florian Barral (Citroën C3 Rally2) + 6m01s5 (WRC2)
8 Kajetan Kajetanowicz/ Maciej Szczepaniak (Skoda Fabia RS Rally2) + 6m59s3 (WRC2)
9 Georg Linnamäe/ James Morgan (Toyota GR Yaris Rally2) + 8m35s2 (WRC2)
10 Fabrizio Zaldivar/ Marcelo Der Ohannesian (Skoda Fabia RS Rally2) + 9m24s3 (WRC2)
Foto - Honza Fronek