Thierry Neuville venceu o Acrópolis Rally. Sebastien Ogier capotou no PowerStage

Segunda vitória da temporada não poderia ter vindo em melhor hora para Thierry Neuville

A dupla belga  Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1 Hybrid) conquistou sua segunda vitória na temporada 2024 do WRC, após sete meses. Neuville, que tem a fama da má sorte o perseguir, havia vencido a abertura da temporada (Rally de Monte Carlo), e hoje conquistou a vitória no 68 EKO Acrópolis Rally, com seu principal adversário o octacampeão Sebastien Ogier (Toyota GR Yaris Rally1) capotando no PowerStage;

Sébastien Ogier/Vincent Landais estavam buscando descontar o atraso sofrido na sexta-feira com uma falha no turbo, que lhes custou dois minutos. Ontem o francês havia terminado em terceiro na classificação, e hoje já havia vencido duas das três especiais, mas acabou exagerando no powerstage. Ogier entrou rápido demais em uma curva para direita, saiu da pista, bateu em um barranco e capotou o Yaris. Ainda assim a dupla desvirou o carro, e o levaram até o final. Porém perderam quase 23 minutos, e somaram pouquíssimos pontos, dando ainda mais esperanças para Neuville conquistar seu tão sonhado primeiro título mundial.

Neuville, que por cinco vezes ficou com o vice-campeonato, três delas para Ogier; hoje chegou a sua 21ª vitória no WRC. Dani Sordo/Candido Carrera e Ott Tanak/Martin Jarveoja completaram o pódio, em uma trifeta para Hyundai.

A Hyundai Shell Mobis WRT agora lidera o Campeonato de equipes com 430 pontos, 35 a mais que a Toyota Gazoo Racing WRT. Para a Toyota com o acidente de Ogier no PowerStage a catástrofe foi completa.

Elfyn Evans teve problemas de turbo e furos de pneus na sexta, capotou no sábado, e hoje salvou um pouco sua situação terminando em terceiro no PowerStage, mas terminou somente em 18º na classificação geral. O japonês Takamoto Katsuta com outro Yaris, na sexta-feira saiu da pista e despencou na classificação; tentando se recuperar rodou no sábado.

Hoje Katsuta bem mais comedido, levou o carro ao quinto lugar no PowerStage, somando um pontinho. Outra equipe que tem motivos para esquecer as terras gregas, é a M-Sport. Desta vez nenhum dos Ford Puma Hybrid da equipe de Malcolm Wilson se deu bem na prova.

Fourmaux/Alexandre Coria tiveram a suspensão dianteira quebrada na sexta-feira, e somente a vitória no PowerStage, e a segimda colocação no Super domingo atenuaram um pouco o resultado ruim. Já o luxemburguês Gregoire Munster, sempre muito regular, desta vez saiu da pista no sábado e não mais retornou.

A parte emocionante no Acrópolis Rally acabou sendo o desenrolar da WRC2, O finlandês Sami Pajari teve um pneu do seu Yaris Rally2 furado no no estágio final, e isso fez com que terminasse empatado com o estoniano Robert Virves (Skoda Fabia RS Rally2). Ambos completaram o Rally da Grécia com o tempo de 3h45m05s3.

Deste modo a vitória no WRC2 ficou com Pajari, somente por ele ter sido mais rápido na SS1 (Ano Pavliani1) com o 9º tempo, e Virves havia sido somente o 16º. Ainda assim Pajari e Virves com o acidente de Ogier no PowerStage, completaram a prova respectivamente em quarto e quinto no geral. 

O francês completou o pódio da WRC2, e com o resultado se manteve vivo na briga pelo título da classe, onde luta com Oliver Solberg e Sami Pajari. Kajetan Kajetanowicz (Skoda Fabia RS Rally2) foi o sétimo na prova, seguido por Fabrizio Zaldivar (Skoda Fabia RS Rally2), Josh McErlean (Skoda Fabia RS Rally2) e Roberto Doprà (Skoda Fabia RS Rally2) que completou os dez que pontuaram na prova.

Com este resultado Thierry Neuville se manteve na liderança com 192 pontos. O estoniano Ott Tänak ultrapassou Sébastien Ogier, e soma 168 pontos, contra 154 do francês. 

A próxima etapa do WRC será o Rally da Europa Central (penúltima etapa do campeonato), entre os dias 17 e 20 de Outubro.

Resultado do 68 EKO Acropolis Rally 2024
1 Thiery Neuville/ Martjin Wydaeghe (Hyundai i20N Rally1) 3h38m04s2
2 Dani Sordo/ Candido Carrera (Hyundai i20N Rally1) + 1m36s8
4 Ott Tänak/ Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1) + 2m57s3
4 Sami Pajari/ Enni Malkonen (Toyota GR Yaris Rally2) + 7m01s1  (WRC2)
5 Robert Virves/ Aleks Lesk (Skoda Fabia WRC2)  + 7m01s1 (WRC2)
6 Yohan Rossel/ Florian Barral (Citroën C3 Rally2) +7m31s9 (WRC2)
7 Kajetan Kajetanowicz/ Maciej Szczepaniak (Skoda Fabia RS Rally2) + 9m54s0 (WRC2)
8 Fabrizio Zaldivar/ Marcelo Der Ohannesian (Skoda Fabia RS Rally2) + 11m27s9 (WRC2)
9 Josh McErlean/ Fuilton James (Skoda Fabia RS Rally2) + 12s27s2 (WRC2)
10 Roberto Doprà/ Luca Guglielmetti (Skoda Fabia RS Rally2) + 13m44s9 (WRC2)

Fotos -  Honza Fronek

Related Articles

Puntataco Motorsport

Bem vindos ao site Puntataco, seu canal de informações com tudo o que acontece no mundo motorsport.

O site é a continuação do trabalho iniciado a quase três décadas do extinto site Pitstop. Estamos completando 15 anos com nossa nova formação e nomenclatura trazendo para você o melhor do automobilismo.