Problema no turbo do motor do Toyota de Ogier dá oportunidade de ouro para Hyundai na Grécia
Nestas sexta-feira os deuses do Olímpo resolveram sorrir em favor dos pilotos da Hyundai, que terminaram o dia nas três primeiras posições na classificação geral. A liderança no 68º Rally EKO Acropolis (Rally da Grécia) está com o estoniano Ott Tänak, com 21s8 de vantagem sobre o espanhol Dani Sordo, e 45s2 sobre o belga Thierry Neuville.
A montadora coreana não sofreu com nenhum grande problema nos Hyundai i20 N Rally1, mesmo com Neuville e Sordo reportando pequenos incômodos de motor durante o dia. Para o time gerenciado por Cyril Abbiteboul, a Toyota principal rival na briga pelos titulos de Equipes e Pilotos, viu o dia se perder na poeira das pistas gregas.
O octacampeão Sebastien Ogier com seu Toyota GR Yaris Rally1 ficou fora na quinta especial do dia (Dafni2) , quando o turbo quebrou, e ele teve de se arrastar até o parque de serviços, e terminou o dia na quarta colocação, a 2m26 de Tänak. Como Ogier está brigando pelo título com Neuville, a equipe coreana pode muito bem dar ordens de equipe para que Tänak e Sordo facilitem a vida para o belga amanhã, na busca por pontos importante.
A vida para os comandados por Jari-Matti Latvala nesta sexta-feira na Grécia foram tempestuosos, já que logo na primeira especial (Ano Pavliani), o Yaris de Elfyn Ebans teve um pneu furado, e na sequência teve um problema técnico igual ao que Ogier teve na parte da tarde. O problema persistiu por duas especiais, com o galês se arrastando na pista, e perdendomais de dez minutos ao final do dia.
O japonês Takamoto Katsuta, que havia feito o melhor tempo ontem no shakedown, até teve um bom início de rally vencendo a segunda especial (Dafni1), mas na seguinte teve uma das rodas do seu carro arrancada e abandonou. A M-Sport, equipe de Malcolm Wilson, também teve sua dose de falta de sorte.
O WRC2 vinha sendo dominado por Yohan Rossel (Citroën C3 Rally2), mas o francês pedeu tempo trocando um pneu furado pela segunda passagem pela especial Tarzan (SS6)f, e abriu caminho para Robert Virves (Skoda Fabia RS Rally2) assumir a liderança. O estoniano inclusive terminou o dia com a quinta posição na classificação geral.
Logo atrás em segundo no Rally2, aparece o finlandês Sami Pajari (Toyota GR Yaris Rally2), a 1s5 do estoniano. O polonês Kajetan Kajetanowicz (Skoda Fabia RS Rally2) foi o terceiro na categoria, e ocupa o oitavo lugar na geral, à frente de Fabrizio Zaldivar (Skoda Fabia RS Rally2) , e Nikolay Gryazin (Citroën C3 Rally2).
Resultado do 68 EKo Acropolis Rally 2024 após 6 especiais
1 Ott Tänak/ Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1)
2 Dani Sordo/ Candido Carrera (Hyundai i20N Rally1) + 21s8
3 Thiery Neuville/ Martjin Wydaeghe (Hyundai i20N Rally1) + 45s4
4 Sebastien Ogier/ Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1) + 2s26ss4
5 Robert Virves/ Aleks Lesk (Skoda Fabia WRC2) + 3m10s9 (WRC2)
6 Sami Pajari/ Enni Malkonen (Toyota GR Yaris Rally2) + 3m12s4 (WRC2)
7 Gregroire Munster/ Louis Louka (Ford Puma Rally1) + 4m08s4
8 Kajetan Kajetanowicz/ Maciej Szczepaniak (Skoda Fabia RS Rally2) + 4m09s0 (WRC2)
9 Fabrizio Zaldivar/ Marcelo Der Ohannesian (Skoda Fabia RS Rally2) + 4m19s7 (WRC2)
10 Nikolay Gryazin/ Kostantin Aleksandrov (Citroen C3 Rally2) + 4m22s5 (WRC2)
Foto - Honza Fronek